Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Rita Barros: “Nunca vivi a preto e branco”

A fotógrafa portuguesa Rita Barros foi para Nova Iorque em janeiro de 1980 e mora há 40 anos no Chelsea Hotel, o mítico hotel de tijolos vermelhos que foi casa e sala de estar de artistas como Mark Twain, Andy Warhol, Janis Joplin ou Iggy Pop. Rita foi retratando vizinhos e convidados. E muito mais. Parte da sua obra é agora percorrida no novo volume da Série Ph. da Imprensa Nacional.
Lúcia Crespo e Bruno Colaço - Fotografia 07 de Dezembro de 2023 às 11:00

A vida de Rita Barros pouco tem de comum. É uma vida a cores, sobretudo a vermelho e azul-turquesa. É assim que vê as coisas e é assim que gosta de as ver. A fotógrafa portuguesa foi para Nova Iorque em 1980, foi ficando e ficou. Vive no Chelsea Hotel, em Manhattan, o mítico hotel feito de tijolos vermelhos que foi casa de artistas e criadores como Mark Twain, Andy Warhol, Janis Joplin ou Iggy Pop. Rita retratou ilustres vizinhos, mas não se deslumbrou, nem com o acaso de morar no "Room 1008", onde Arthur C. Clarke escreveu o argumento para o filme "2001: Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick. Parte da sua obra é percorrida no novo volume da Série Ph. da Imprensa Nacional, um livro que nos mostra um ambiente de festa e riso, mas também de perda. Nos últimos anos, a fotógrafa sentiu o peso da pressão imobiliária e respondeu, também com arte. Rita é dura, quase tão dura como o gato Manuel.


Ver comentários
Saber mais Rita Barros Chelsea Hotel Room 1008 Mark Twain Andy Warhol Janis Joplin Iggy Pop Kubrick Paul Auster John Lurie Nova Iorque LGBTQ HIV Tom Waits 11 de setembro Trump Estados Unidos
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio