Notícia
Relógios: A visão celestial do Récital 20 Astérium
O Récital 20 Astérium, da Bovet, é uma verdadeira viagem filosófica até aos confins do tempo e do espaço. Num fundo azul, as horas misturam-se com estrelas e constelações.
Se já nos foi oferecida uma visão celestial do nosso planeta com as suas 24 zonas horárias ao mesmo tempo, aqui voltamos à superfície terrestre para voltarmos a olhar para o céu. Afinal, as noções do tempo e do espaço estão intimamente ligadas. Observar o espaço é observar o tempo, seja do presente ou do passado, até às origens do universo. A ciência, a astronomia ou a relojoaria bebem desse desejo de conhecimento superior.
Por razões óbvias, o calendário gregoriano viu-se obrigado a arredondar o número de dias do ano para 365 e compensar as horas restantes, criando um dia suplementar a cada 4 anos. Assim, se o calendário gregoriano é perfeito para governar o nosso dia-a-dia, difere da realidade sideral.
Os calendários habitualmente usados na relojoaria, perpétuos ou não, baseiam-se no calendário gregoriano. Aqui, a combinação da visualização e da precisão relojoeira com a posição instantânea das estrelas do céu mostra-se com uma exactidão única. A agulha das horas foi desenhada para executar três funções ao mesmo tempo: indica o tempo, aponta o Norte e desenha-nos o céu nocturno. A isso alia-se a beleza e a arte deste objecto da Bovet 1822, típicas das criações da marca.
Salvamento
Dentro do seu ADN conhecido, ligado à paixão pelo mundo militar e pelos seus códigos, a Bell & Ross escolheu como heróis os profissionais da defesa. Neste âmbito, a marca homenageia este ano os profissionais do salvamento marítimo, mais precisamente os pilotos de helicópteros e mergulhadores, através da criação de dois instrumentos concebidos para apoiá-los nas suas missões. A Bell & Ross criou dois relógios que respondem às necessidades operacionais destes profissionais da intervenção em alto-mar. Estas unidades militares e civis intervêm com helicópteros em acções extremamente arriscadas. A histórica colecção Vintage da Bell & Ross serve de base a esta série Garde-Côtes. Os dois novos relógios herdam a sua caixa redonda, redesenhada numa versão mais desportiva e moderna. Estes relógios exibem um jogo de três cores: cinzento, laranja e branco. O cinzento metálico do mostrador é uma alusão à fuselagem dos helicópteros usados para salvamentos marítimos. Este cinzento também é utilizado para a camuflagem dos navios militares. A cor laranja do mostrador e do ponteiro dos segundos evoca o código visual da segurança marítima e permite uma leitura optimizada da medição do tempo. É também a cor dos fatos usados pelos mergulhadores durante as missões. Esta cor, visível ao longe, é fundamental em caso de salvamento no mar. Os algarismos, índices e ponteiros das horas e dos minutos apresentam-se a branco. O revestimento fotoluminescente garante a leitura, mesmo no escuro.
A colecção é composta por dois modelos automáticos: um de três ponteiros, com indicação da data e um cronógrafo de dois contadores, também com indicação da data. A caixa tem um diâmetro de 41 mm, feita em aço polido-acetinado. O mostrador é cinzento-mate.