Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Opel Zafira Tourer 1.6 CDTi - Motor de referência

O Zafira Tourer foi "incumbido" de estrear um dos treze novos motores que a Opel prevê lançar até 2016

31 de Agosto de 2013 às 10:02
  • ...

Características


Opel Zafira Tourer 1.6 CDTi (sete lugares)


Motor: 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasóleo, injecção directa, turbo, 'common rail', sistema 'start/stop'
Cilindrada: 1.598cc
Potência máx.: 136cv às 4.000rpm
Binário máx.: 320Nm às 2.000rpm
Transmissão: manual de 6 velocidades
Tracção: dianteira
Velocidade máxima: 193km/h
Aceleração 0-100km/h: 11,2 segundos
Consumo médio: 4,1 litros/100km
Consumo urbano: 4,6 litros/100km
Consumo extra-urbano: 3,8 litros/100km
Emissões CO2: 109g/km (Euro VI)

 


O Zafira Tourer foi "incumbido" de estrear um dos treze novos motores que a Opel prevê lançar até 2016: o 1.6 CDTi, que é o primeiro da casa totalmente construído em alumínio e tem por missão render o "velhinho" 1.7 CDTi.


Além de ser o mais potente da classe, com 136cv, obtidos entre as 3.500 e as 4.000rpm, este novo turbodiesel apresenta outras credenciais que não deixam grandes dúvidas em relação às suas mais-valias, tais como menores consumos de combustível e baixas emissões poluentes (cumpre já a norma Euro 6, que entrará em vigor em Setembro de 2015), a que junta também um binário, digno de nota, de 320Nm.


Mas esta é apenas a primeira das versões previstas para este novo propulsor, que para um futuro próximo promete outros níveis de potência, o que leva a Opel a adiantar que em alguns modelos, e sobretudo em mercados onde a fiscalidade tem maior peso por via da cilindrada, irá inclusive substituir o actual turbodiesel 2.0 CDTi.


Não obstante ter sido no Opel Zafira Tourer que faz a sua estreia, perspectiva-se para ele uma ampla utilização, abarcando todas as gamas. Na próxima Primavera está prevista a introdução do bloco 1.6 CDTi em toda a gama Astra e também no descapotável Cascada. E, em finais de 2014, início de 2015, será a vez do novo Insignia receber este motor.


O topo de gama da Opel, que vai ser apresentado ao público no próximo dia 12 de Setembro, no Salão de Frankfurt, destaca-se pelo novo estilo atraente e a adopção de uma geração completamente nova de sistemas de informação e entretenimento.


Menor ruído e menos vibrações
Outras das qualidades que se podem apontar a este novo turbodiesel 1.6 CDTi da Opel são, desde logo, os baixos níveis de ruído e de vibrações, bem como a suavidade de funcionamento. Isso mesmo pudemos comprovar durante a apresentação dinâmica do Zafira Tourer por estradas alemãs nos arredores de Frankfurt. No final, retivemos a agradável sensação de eficiência e conforto evidenciada pelo novo propulsor.


A resposta pronta deste motor às solicitações do acelerador, nos mais diferentes regimes, sem dúvida que torna a condução bastante mais agradável, até porque a entrega da potência é feita de forma muito progressiva. Por outro lado, surpreende a ausência de ruído e de vibrações, o que contribui de sobremaneira para um maior conforto a bordo do Opel Zafira Tourer, que com este novo turbodiesel estará disponível no mercado nacional a partir de Outubro próximo.


Turbo a gasolina com 170 cv
Nesta renovação que a Opel está empenhada em levar por diante, o turbodiesel 1.6 CDTi não está sozinho, tendo a companhia de um outro novo motor turbo, este a gasolina mas também na mesma ordem de cilindrada. Baptizado 1.6 SIDI (Spark Ignition Direct Injection), este quatro cilindros turbo debita 170cv de potência máxima, perdendo para o actual qualquer coisa como 10cv, o que é justificado com a preocupação de proporcionar a este novo motor uma utilização mais agradável.


Para isso, as atenções dos engenheiros responsáveis pelo seu desenvolvimento centraram-se mais na obtenção dos melhores valores possíveis de binário e não tanto na potência. E isso comprova-o na forma como a potência é disponibilizada desde muito cedo, crescendo progressivamente logo a partir das 1.600rpm.


Também para este novo motor turbo a gasolina estão previstas mais variantes com outros níveis de potência, tendo uma delas 200cv, que deverá estar disponível a partir da próxima Primavera. Antes disso, provavelmente até ao final deste ano, será o Opel Insignia a receber este 1.6 SIDI de 170 cv, embora que com algumas ligeiras alterações destinadas a torná-lo ainda mais suave.

 


Negócios em Frankfurt, a convite da Opel Portugal

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio