Notícia
Opel Astra: novo fôlego
Depois da estreia no monovolume Zafira Tourer, a Opel introduziu agora na gama do seu "best-seller" Astra o novo motor a gasóleo 1.6 CDTI, que se destaca pelos bons desempenhos, baixo nível de ruído e uma maior eficiência nos consumos de combustível.
Características
€27.550
Opel Astra Sports Tourer 1.6 CDTI, nível de equipamento Cosmo
Motor: Gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa 'common rail', turbo, 'start/stop'
Cilindrada: 1.686cc
Potência: 136cv (3.500-4.000rpm)
Binário: 320Nm às 2.000rpm
Velocidade máxima: 200km/h
Aceleração 0-100km/h: 10,3 seg.
Tracção: traseira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 4,6l/100km
Consumo extra-urbano: 3,6l/100km
Consumo combinado: 3,9l/100km
Emissões CO2: 104g/km (Euro VI)
Outras versões 1.6 CDTI 136cv:
5 portas - €24.600* a €26.750*
4 portas - €25.100 e €27.250
Sp. Tourer - €25.400* a €27.550*
*Preço especial de lançamento
Depois da estreia no monovolume Zafira Tourer, a Opel introduziu agora na gama do seu "best-seller" Astra o novo motor a gasóleo 1.6 CDTI, que se destaca pelos bons desempenhos, baixo nível de ruído e uma maior eficiência nos consumos de combustível. Ao mesmo tempo, equipou o modelo com o moderno sistema de multimédia baptizado IntelliLink com comandos por voz e gestão optimizada dos "smartphones".
O novo motor 1.6 CDTI, que substitui o 1.7 CDTI e alguns 2.0 CDTI na gama Astra, equipa as variantes de cinco portas, Sedan de quatro portas e familiar Sports Tourer. Na fase inicial de lançamento, está disponível apenas com 136cv de potência e um binário máximo de 320Nm, o que representa mais 7% do que o anterior motor 1.7 CDTI de 130cv.
Com este motor, e mesmo na carroçaria familiar Sports Tourer, que utilizámos durante algumas centenas de quilómetros, o compacto da Opel contenta-se com apenas 3,9 litros de gasóleo aos 100km, o equivalente a 104g/km de CO2, um ganho de 0,4 litros/100 em média em comparação ao bloco 1.7 CDTI.
Construído em alumínio, o 1.6 CDTI conta com a mais recente tecnologia, desde a injecção directa "common rail" de alta pressão até ao turbocompressor de geometria variável, passando pela distribuição de quatro válvulas por cilindro, e cumpre já norma de emissões Euro 6, que entrará em vigor em 2015.
A partir de Junho, as variantes Astra de cinco portas e familiar Sports Tourer contarão também com uma segunda versão deste motor com 110cv de potência, que já está disponível para encomenda.
Ainda mais focado na economia e nas baixas emissões, o Astra 1.6 CDTI de 110cv garante um binário máximo de 300Nm (mais 7% do que o anterior motor 1.7 de igual potência), e reduz o consumo de combustível para 3,7 litros de gasóleo aos 100km. Por seu turno, as emissões de CO2 ficam abaixo da fasquia dos 100 gramas: 97 g/km.
Com este motor turbodiesel da nova geração, o Astra acelera de 0 a 100km/h em 12,0 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h.
As duas variantes de potência do 1.6 CDTI têm acoplado uma caixa manual de seis velocidades que foi objecto de vários aperfeiçoamentos. A introdução das mudanças requer agora menos esforço e os comandos são mais rápidos, precisos e suaves.
Oferta especial de lançamento
O Astra 1.6 CDTI de 136cv está disponível no mercado nacional em três níveis de acabamento - Selection, Executive e Cosmo -, e preços especiais de lançamento a partir dos 24.600 euros, que corresponde à versão de entrada de gama de cinco portas. E corresponde igualmente à futura variante de 110cv.
Na verdade, com a chegada deste Astra mais económico em Junho, o preço definitivo na versão de 136cv, sofrerá uma actualização na ordem de mil euros, estabelecendo a diferença entre as duas motorizações.
Sistema multimédia
Novidade na gama Astra é o sistema multimédia IntelliLink, com ecrã de sete polegadas e Bluetooth. O sistema dispõe de comandos por voz, sendo capaz de reproduzir mensagens sms, permite integrar várias funções de "smartphones", que são comandadas a partir do ecrã policromático no topo da consola central. O IntelliLink reconhece títulos, álbuns e artistas de gravações inseridas no dispositivo móvel.
Todos os Astra possuem de série ar condicionado, vidros eléctricos, pára-brisas com reflector solar, retrovisores exteriores aquecidos reguláveis electricamente, volante forrado a couro, coluna de direcção regulável em altura e profundidade, programador de velocidade, rádio com leitor de CD/MP3, Bluetooth, computador de bordo, jantes de liga leve, controlo de estabilidade, "airbags" frontais, laterais e de cortina, encostos de cabeça activos e fixações Isofix nos bancos traseiros.