Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O poder do testemunho

Os dois principais prémios europeus de fotografia documental foram atribuídos a trabalhos que nos fazem descobrir realidades contemporâneas que julgávamos conhecer bem.

Narciso Contreras
13 de Maio de 2017 às 09:00
  • ...
Ao contrário do conteúdo de algumas previsões especializadas, a fotografia como bem cultural de mercado continua a manter intactas as valorizações ascendentes, ano após ano. Dentro do tema, um dos casos mais curiosos é a manutenção do estatuto elevado do fotojornalismo, que, para o mercado, já não é conhecido por este nome, mas sim por fotografia documental ou, em alguns sectores, como fotografia de testemunho, que, temos de concordar, são classificações mais poéticas.

Entre nós, e só para apontar acontecimentos de tempos recentes, temos a vinda a Lisboa da notável exposição de João Pina sobre a operação Condor, a antológica de Alfredo Cunha e a publicação do tomo de António Pedro Ferreira sobre Fátima.

Ao nível internacional, encontramos um cenário ainda mais rico e ambicioso, determinado decisivamente por dois prémios, o Carmignac Photojournalism e o Pictet, que vieram realmente alterar a paisagem em tudo o que se relaciona com o jornalismo documental. Tanto pelo valor monetário, como pela projecção mediática que permitem, os prémios têm conseguido captar a atenção e o trabalho de alguns dos mais importantes fotógrafos em acção, o que gera trabalhos marcantes.

Os vencedores deste ano foram agora anunciados, e qualquer um deles realizou trabalhos que mudam o nosso olhar sobre algo que se passa no mundo, o que é o objectivo maior desta arte. O Carmignac foi para Narciso Contreras, com o trabalho "Libya: A Human Marketplace", e o Pictet, na sua sétima edição, foi para Richard Mosse, com a série "Heat Maps".

Contreras trabalhou sobre o autêntico caos que é hoje a Líbia, fotografando as pessoas e os locais onde se realiza um dos mais brutais tráficos de seres humanos. É um trabalho de uma crueza quase intolerável, tal o estado de crueldade com que são tratadas as pessoas apanhadas nestas teias.


Mosse é um caso muito curioso do ponto de vista técnico, pois nos últimos anos tem usado equipamento militar para as suas captações. O fotógrafo utiliza uma câmara de infravermelhos de onda média, que detecta o contorno dos corpos humanos, ou seja, a sua presença térmica, no lugar da luz ou da sombra de determinado local. As câmaras, que permitem a detecção a longas distâncias, são usadas essencialmente pelos militares na detecção de humanos numa área, mas nas mãos de Mosse transformam-se num instrumento que nos permite olhar para a realidade de outro modo. Neste caso, o mundo fotografado por Mosse é o dos percursos dos refugiados ilegais que todos os dias demandam território europeu, tanto em ambiente marítimo, como em ambiente terrestre. As imagens de Mosse, devido à interferência técnica, permitem descobrir um outro modo de ver os migrantes, os seus actos e os seus locais, como se estivessem envoltos num ambiente, ou numa luz, quase lunar, quase irreal.

Os trabalhos de Contreras e Mosse cumprem os objectivos do jornalismo documental, o de serem testemunhos detalhados de mundos que julgamos conhecer. Ambos os trabalhos estarão agora em itinerância pela Europa, e os detalhes dos "tours" e algumas fotografias podem ser vistos nas moradas virtuais da Carmignac e do Prix Pictet.


Nota ao leitor: Os bens culturais, também classificados como bens de paixão, deixaram de ser um investimento de elite, e a designação inclui hoje uma panóplia gigantesca de temas, que vão dos mais tradicionais, como a arte ou os automóveis clássicos, a outros totalmente contemporâneos, como são os têxteis, o mobiliário de design ou a moda. Ao mesmo tempo, os bens culturais são activos acessíveis e disputados em mercados globais extremamente competitivos. Semanalmente, o Negócios irá revelar algumas das histórias fascinantes relacionadas com estes mercados, partilhando assim, de forma independente, a informação mais preciosa.


Ver comentários
Saber mais fotografia fotojornalismo João Pina Operação Condor Alfredo Cunha Fátima António Pedro Ferreira Carmignac Photojournalism Pictet Narciso Contreras Richard Mosse Líbia migrantes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio