Notícia
Mercedes-Benz Vito: 'Driving Experience'
Do palco para a estrada. Três meses depois da apresentação estática da nova gama Mercedes-Benz Vito, em Berlim, a marca alemã proporcionou na região de Bilbao os primeiros ensaios dinâmicos do modelo
€40.650
Mercedes Vito Tourer Pro 111CDI/32 Standard 9 Lugares - 114cv
Motor: OM 622, dianteiro longitudinal, turbodiesel, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa electrónica com 'common-rail' (CDI), intercooler
Cilindrada: 1.598cc
Potência: 114cv às 3.800rpm
Binário: 270Nm (1.500-2.500rpm)
Velocidade máxima: 157km/h
Aceleração 0-100km/h: 18,9 seg.
Tracção: dianteira (4x2)
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 7,9l/100km
Cons. extra-urbano: 5,6l/100km
Consumo combinado: 6,4l/100km
Emissões CO2: 169g/km
Outras versões:
Compacto 109CDI/32 - €27.675
Standard 109CDI/32 - €28.413
Do palco para a estrada. Três meses depois da apresentação estática da nova gama Mercedes-Benz Vito, em Berlim, a marca alemã proporcionou na região de Bilbao os primeiros ensaios dinâmicos do modelo, que é considerado uma referência no segmento dos furgões comerciais médios com capacidade entre 2.5 e 3.2 toneladas.
Designada "Driving Experience" e dirigida à imprensa da especialidade, a operação permitiu que conduzíssemos as três variantes da família Vito - Panel , Mixto e Tourer - nos vários ambientes que os profissionais têm de percorrer habitualmente no seu dia-a-dia.
Não menos importante foi, sem dúvida, a visita à fábrica de Vitória, onde o Vito é produzido, à semelhança do recém-lançado Classe V, que integra o segmento dos grandes monovolumes de luxo, e com o qual partilha a plataforma.
Recentemente modernizada, a fábrica espanhola recebeu um investimento superior a 190 milhões de euros, para adequar as suas infra-estruturas, nomeadamente em termos de reforço da qualidade, à produção das novas gerações de modelos, da qual o Vito faz parte.
No lugar do condutor
E as primeiras impressões de condução do novo Vito são extremamente positivas, tendo em conta que é o lugar do condutor que está em causa e as características do modelo como seu instrumento de trabalho.
Na verdade, das ruas estreitas da cidade de Bilbao às sinuosas estradas de montanha dos Pirenéus, ora com carga na caixa ou apenas passageiros, o Vito revelou-se um comercial de condução fácil e precisa e com um comportamento muito ágil e seguro. Sem exagero, não fossem as dimensões da carroçaria, a percepção é a de que estamos a conduzir um normal veículo ligeiro de passageiros da marca alemã.
Tudo proporciona as melhores condições para trabalhar. A posição de condução é boa e fácil de encontrar, graças aos vários ajustes do volante e do banco, e o condutor tem à sua disposição um painel limpo e funcional.
De uma forma geral, a cabina é espaçosa, confortável e bem insonorizada, o que se deve à optimização da suspensão e de muitos detalhes na concepção da carroçaria e isolamento, que reduziram em cerca de 2 decibéis o ruído interior quando comparado ao modelo anterior. Mesmo a nível de motorizações, qualquer das ensaiadas são praticamente inaudíveis na cabina em andamento normal.
Motores
A gama de motores compreende o novo turbodiesel de origem Renault OM 622 de 1.6 litros com 88cv (109 CDI) e 114cv (111 CDI), e o OM 651 de 2,1 litros, com três níveis de potência: 136cv (114 CDI), 163cv (116 CDI) e 190cv (119 BlueTEC). Podem ter caixa de manual de seis relações ou automática de sete com conversor de binário.
Novidade são os três sistemas de tracção que podem ter acoplados: frente (FWD), atrás (RWD) e uma solução AWD "on-road", que só chegará ao mercado em 2015.
Para além disso, uma das características do novo Vito, e a que aqui já anteriormente fizemos referência, é a sua grande flexibilidade e versatilidade. Às três versões disponíveis (Panel , Mixto e Tourer), a marca soma também três opções de carroçaria (4,895m, 5,14m e 5,37m), duas distâncias entre eixos (3,2m e 3,43m) , de modo a responder às necessidades específicas das empresas.
Equipamento
O novo Vito pode ser personalizado com várias opções, quer a nível de conforto quer de segurança. Todavia, o modelo já propõe de série o sistema Attention Assist com alerta visual e acústico, o ESP adaptativo com "Crosswind", que funciona a partir dos 80km/h, a monitorização de pneus, o alerta de ângulo morto e o assistente de prevenção contra colisões, disponível a partir dos 7km/h.
Negócios em Bilbao, a convite da MB Portugal