Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

João Malva: “O envelhecimento é uma bomba-relógio em Portugal”

Existe ainda um grande divórcio entre cuidados de saúde e apoio social, alerta o neurocientista João Malva, mentor do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento e cofundador da Rede Portuguesa de Envelhecimento Ativo e Saudável (RePEnSA), apresentada recentemente. “Não queremos apenas dar mais anos à vida das pessoas, queremos sobretudo dar qualidade aos anos de vida”
Lúcia Crespo e Sérgio Azenha - Fotografia 24 de Setembro de 2021 às 11:30

Há ainda um grande divórcio entre cuidados de saúde e respostas sociais, sobretudo no apoio aos mais velhos, afirma o neurocientista João Malva. Investigador da Universidade de Coimbra, estuda os processos biológicos do envelhecimento e tem por isso ainda maior noção da importância de uma vida ativa e saudável na prevenção de doenças. É mentor do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, coordenador do consórcio Ageing@Coimbra e cofundador da Rede Portuguesa de Envelhecimento Ativo e Saudável (RePEnSA), apresentada recentemente. Coordena a Escola Europeia de Doutoramento em Envelhecimento do EIT Health, comunidade de conhecimento e inovação lançada pelo European Institute of Innovation and Technology. É defensor da criação de um Observatório Nacional de Envelhecimento.

Ver comentários
Saber mais Envelhecimento saúde lares velhos reforma medicina médicos enfermeiros psicólogos demência doentes pandemia Comissão Europeia trabalho cuidador informal
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio