Notícia
Fiat 500X: 'Crossover' urbano
O novo Fiat 500X marca a entrada do construtor italiano no segmento dos pequenos "crossovers" de características urbanas, que tem vindo a registar nos últimos anos um assinalável crescimento no espaço europeu.
€21.500
Fiat 500X 1.4 MultiAir 140cv (FWD)
Motor: dianteiro transversal, ferro/alumínio, gasolina, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção indirecta, turbo, 'start/stop'
Cilindrada: 1.368cc
Potência máx.: 140cv às 5.500rpm
Binário máx.: 230Nm às 1.750rpm
Velocidade máxima: 190km/h
Aceleração 0-100km/h: 9,8 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 7,8l/100km
Cons. extra-urbano: 5,0l/100km
Consumo combinado: 6,0l/100km
Emissões CO2: 139g/km (Euro VI)
Outras versões:
1.6 Multijet 120cv - €23.500
Lançamento: Março 2015
O novo Fiat 500X marca a entrada do construtor italiano no segmento dos pequenos "crossovers" de características urbanas, que tem vindo a registar nos últimos anos um assinalável crescimento no espaço europeu.
Com a forte procura por este tipo de veículos, as vendas dispararam e subiu em flecha o número de propostas dos fabricantes de automóveis. O que explica a aposta da Fiat e as suas ambições globais.
Na verdade, ao contrário do que acontece com os modelos da família 500 actualmente em comercialização, que são fabricados em Tichy, na Polónia, o novo X é o primeiro 500 a ser integralmente concebido e desenvolvido pelo grupo FCA (Fiat Chrysler Automobile), em SATA, Melfi, no sul de Itália, como veículo global. O modelo vai ser vendido em mais de 100 países, incluindo os EUA, onde a marca tem registado forte penetração.
De Melfi saem também os Puntos Fiat e Abarth, e o novo Jeep Renegade, com o qual o 500X partilha a plataforma e vários componentes técnicos e de equipamento.
Quarto membro da mais moderna família "Cinquencento", depois do 500, do 500C, e do 500L (22% de vendas na Europa), a nova versão 500X já pode ser encomendada na rede de concessionários da marca, mas vai ser preciso esperar até Março do próximo ano para a entrega das primeiras unidades.
A marca propõe uma versão de lançamento - "Opening Edition"-, com todas as opções de equipamento, que representará para o cliente um ganho de 2.500 euros.
Seis blocos a gasolina e diesel
A gama 500X compreende seis motorizações a gasolina e Diesel, com potências entre os 95 e os 170cv, dois tipos de tracção e três transmissões, mas nem todas as opções estão disponíveis, para já, no mercado nacional.
Certezas mesmo só há quanto ao gasolina 1.4 MultiAir Turbo de 140cv, que tem um preço de 21.500 euros (ver características), e aos Diesel 1.6 Multijet de 120cv (109g/km de emissões de CO2), que deverá assegurar o grosso das vendas - custa 23.500 euros -, e 2.0 Multijet, de 140cv (144g/km), ainda sem preço definido. Este último bloco e o 1.4 MultiAir de 170cv, têm acoplado uma caixa automática de nove velocidades (de origem ZF), idêntica à que equipa igualmente a BMW, a Jaguar, e a Jeep). Todas as restantes motorizações utilizam caixa manual de seis velocidades, à excepção da versão mais económica 1.3 Multijet de 95cv, com cinco relações, que chegará duno próximo ano.
Uma unidade automática de dupla embraiagem (DDCT) com seis velocidades está prevista para mais tarde, para as versões 4x2.
Duas ou quatro rodas motorizes
O novo modelo está disponível com tracção às duas e quatro rodas motrizes. A versão mais simples é a 4x2 com tracção às rodas dianteiras, mas a marca propõe também o 500X com uma variante 4x2 Traction+, equipada com controlo de tracção inteligente e pneus específicos, a fim de garantir melhor motricidade sob condições difíceis.
A versão mais radical é a 4x4, que adopta a designação Cross. Esteticamente, tem mais 2cm no comprimento e outro tanto na altura e beneficia de várias protecções de carroçaria em plástico negro.
Estilo marcadamente italiano, o Fiat 500X apresenta dimensões compactas (4,25 metros de comprimento, 1,8 de largura e 1,6 de altura), e oferece a mesma distância entre eixos do Renegade (2,57m). A altura livre ao solo é de 179mm, o que permite ao 500X estar mais à vontade em terrenos difíceis.
O interior é espaçoso, confortável e bem acabado, com materiais agradáveis à vista e ao toque, e bancos com apoio lateral. A bagageira tem 350 litros de capacidade.
Entre o equipamento, destaque para a câmara de marcha-atrás, travagem de emergência, aviso de saída de faixa, alerta de ângulo morto e sistema multimédia/navegação.
Negócios em Turim, a convite da Fiat Auto