Notícia
Comic Con em viagem para uma galáxia “far, far away”
A maior convenção “geek” do mundo trouxe milhares de pessoas à Exponor este fim-de-semana. E nem as filas a perder de vista para entrar afastaram os aficionados, que já esperam pelo novo filme do Star Wars.
A Legião 501 leva muito a sério a sua condição de fãs do Star Wars. Os fatos que usam são aprovados pelas Lucasfilm, de George Lucas, criador da série, e têm que obedecer a uma série de regras para serem usados. A primeira é pertencerem ao lado "negro" da força, do qual a personagem mais emblemática é Darth Vader.
A Comic Con é uma oportunidade única para mostrarem o seu hobby, que no fundo é um estilo de vida. "Temos 16 membros em Portugal", contou Hugo Pablo, um dos membros do grupo, explicando que o clube usa o dinheiro que arrecada em obras de solidariedade social. "Já estivemos no IPO e doamos as verbas a várias organizações". Os novos membros têm que montar um kit que obedeça a todas as regras e depois fazem "presenças" em vários eventos um pouco por todo o lado, tendo em conta este objectivo solidário.
A Legião está estrategicamente situada junto à nave em tamanho "real" que a organização trouxe para a maior convenção geek mundial, que está pela segunda vez em Portugal. Sucedem-se as fotos com as personagens do filme, que terá a estreia do seu sétimo capítulo no próximo dia 17. E um desfile que passa pelo meio do certame.
Os fãs do Star Wars são apenas uma parte do que se passou este fim-de-semana na Exponor, no Porto. Marcaram presença convidados do mundo da ficção científica que vêm desde o mundo do cinema, tv, banda desenhada e livros.
E muitos "cosplayers", que se vestem das suas personagens preferidas deste mundo para o concurso "Heróis do Cosplay". Circulam um pouco por todo o recinto e têm mesmo apoio de emergência para o caso de algo correr mal com os fatos. Homens-aranha, personagens da Guerra dos Tronos, figuras de banda desenhada azuis, tudo é preparado ao pormenor para posar para fotos com os milhares de visitantes da Comic Con e, quem sabe, levar para casa o galardão. Leonor Gracias está no apoio aos "cosplayers", com máquinas de costura, linha e fatos de emergência. "Esperamos que passem mais de mil pessoas por aqui" no dia do concurso, referiu, (sábado, dia 5).
O objectivo da convenção é ultrapassar este ano os 32.500 visitantes de 2014 e os planos para o quinto ano do evento são ambiciosos: chegar às 100 mil pessoas, contando com a ajuda dos espanhóis, aficionados destas coisas e que viajam de bom grado até à Exponor, onde nem as filas quilométricas os afastam da Comic Con.
A organização aumentou "o espaço em 10 mil metros quadrados, perfazendo agora uma área total de 45 mil metros quadrados. Melhorámos a logística de entradas e saídas e o mecanismo de circulação dentro do evento", referiu fonte da Comic Con. Existe também um pavilhão exclusivamente dedicado à alimentação. "Todas as alterações visam o conforto dos visitantes e o evento cresce juntamente com o seu público", referiu a fonte da organização.
Para o ano há mais.