Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alta relojoaria: O mérito perpétuo da A. Lange & Söhne

O novo Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" segue o estilo que define a marca A. Lange & Söhne: é clássico e ao mesmo tempo muito moderno.

25 de Fevereiro de 2017 às 14:00
  • ...
A A. Lange & Söhne sempre se distinguiu pela elegância das suas obras relojoeiras. E este novo Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" é o fruto de toda essa filosofia. Combina a transmissão de fuso e corrente com turbilhão, cronógrafo, função rattrapante e calendário perpétuo. A conjugação dessas cinco complicações faz deste novo "Pour le Mérite" um relógio que surpreende e atrai.

Foi em Outubro de 1994 que a marca surgiu com a sua primeira colecção da nova era, incluindo o lendário Tourbillon "Pour le Mérite", o primeiro relógio de pulso com um turbilhão dotado de transmissão mediante fuso e corrente. Seguiu-se-lhe, em 2005, um outro modelo em que essas duas sofisticadas complicações foram complementadas: o Tourbograph "Pour le Mérite". Outras coisas se destacavam nesse relógio: a adição de um cronógrafo com função rattrapante fez com que se tornasse no exemplar da manufactura saxónica mais complicado até então desenvolvido.

Em 2017, esse complexo movimento foi enriquecido ainda mais com uma quinta complicação. Na sua fase de desenvolvimento, a integração de um calendário perpétuo no Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" representou um desafio assinalável para os engenheiros da manufactura sedeada em Glashütte: orquestrar a interacção dos diferentes mecanismos de grande complexidade, evitando ao mesmo tempo conflitos mecânicos e indesejadas perdas de energia. No âmbito do projecto, o mecanismo de calendário perpétuo teria de ser construído à volta do turbilhão. Consequentemente, apenas cerca de dois terços da superfície do movimento ficariam livres e essa condicionante forçou a um redesenhar do calibre de base. Ao mesmo tempo, os responsáveis pelo desenvolvimento do projecto não quiseram aumentar significativamente a espessura do calibre.

Este Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" é um exemplo de relojoaria tradicional: as suas diversas características abrangem todos os quadrantes da arte relojoeira, desde o design e a concepção até ao acabamento feito à mão. O próprio mostrador reflecte a abordagem de um instrumento do tempo que é clássico. Algarismos árabes, escala de minutos do tipo caminho-de-ferro, ponteiros azulados para as indicações do tempo, ponteiros em ouro galvanizados para as indicações do calendário e disposição em trevo dos submostradores constituem um tributo aos lendários relógios de bolso da A. Lange & Söhne. O calibre L133.1 que funciona dentro do Tourbograh Perpetual "Pour le Mérite" é já o décimo movimento da marca com o delicado mecanismo, idealizado para anular a força da gravidade.

O resultado dos esforços da A. Lange & Söhne em desenvolver inteligentes sistemas de energia para movimentos mecânicos - e assim compensar a incontornável quebra de tensão da mola de corda - inclui três escapes de força constante distintos, bem como a transmissão de fuso com corrente que foi integrada pela primeira vez num relógio de pulso em 1994. Essa transmissão é a bitola pela qual se regem todos os relógios identificados pela designação "Pour le Mérite", numa referência à ordem Prussiana outrora conferida por excepcional mérito científico.



Ver comentários
Saber mais relógios Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" A. Lange & Söhne Hamilton Jazzmaster Face 2 Face II
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio