Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

A longa sombra do Brexit

A saída do Reino Unido da União Europeia ainda se faz sentir. Depois de um processo de saída com altos e baixos, recuos e avanços e ameaças de ambas as partes, a separação oficializou-se a 31 de janeiro de 2020. Quatro anos depois, ainda há pontas soltas para atar.
Paulo Ribeiro Pinto 03 de Fevereiro de 2024 às 16:30

Quando na manhã do dia 24 de junho de 2016 as notícias davam a vitória ao "sim" no referendo à saída do Reino Unido da União Europeia, poucos foram os que na véspera anteciparam esse resultado. A jogada arriscada do então primeiro-ministro, David Cameron, determinou a saída da segunda maior economia europeia.

 

É, até agora, o único caso de uma saída voluntária de um país. E as consequências ainda se fazem sentir. A saída oficial ocorreu a 31 de janeiro de 2021, com o fim dos tratados entre os dois blocos. Foram 65 anos de relação que ultrapassa a diplomacia, a economia, a finança, a educação. A UE dava uma sensação de pertença para lá das fronteiras nacionais e o Canal da Mancha passou a ser apenas um obstáculo geográfico.

 

A saída do Reino Unido ainda se faz sentir. Depois de um processo de saída com altos e baixos, recuos e avanços e ameaças de ambas as partes, a separação oficializou-se a 31 de janeiro de 2020. Quatro anos depois, ainda há pontas soltas para atar.

Ver comentários
Saber mais Brexit Reino Unido União Europeia referendo David Cameron Londres Alemanha Zona Euro Berlim Portugal Grécia
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio