Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Opel Astra: Salto qualitativo

Design, chassis, motores, habitáculo, equipamento: o Astra evolui em todos os aspectos nesta quinta geração que chega a 16 de Novembro.

17 de Outubro de 2015 às 11:00
  • 2
  • ...
Características

€20.970

Versão de entrada: Opel Astra 1.0 Turbo Edition Ecotec, 5 portas

Motor: dianteiro transversal, gasolina, 3 cilindros em linha, alumínio, turbo, injecção directa, intercooler, start/stop
Cilindrada: 998cc
Potência: 105cv às 5.500rpm
Binário: 170Nm (1.800-4.250rpm)
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração 0-100km/h: 11,2 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 5 velocidades
Consumo urbano: 5,1l/100 km*
Cons. extra-urbano: 3,8l/100 km*
Consumo combinado: 4,3l/100 km*
Emissões CO2: 99g/km (Euro VI)*

* Valores com pneus de baixa resistência ao rolamento


A aposta da Opel no novo Astra é grande e percebe-se porquê. O segmento dos compactos é o mais importante na Europa, com 23% das vendas totais, e o modelo alemão é um dos pilares de vendas da marca alemã. Desde o lançamento em 1935 do primeiro Kadette, que em 1991 passou a designar-se Astra, o construtor já produziu mais de 24 milhões de unidades deste modelo e só no ano passado foram vendidos mais de 230 mil Astra.

Por isso, neste seu regresso à luta, o novo Astra mudou tudo, ou quase tudo - "alguns parafusos podem ser os mesmos", ironizam os responsáveis da Opel. Assim, para começar, o fabricante eliminou alguns excessos: reduziu as dimensões (com 4,37 metros de comprimento, o Astra está mais curto 4,9 cm, mais baixo 2,5 cm e tem menos 5 mm na largura), o que o torna mais prático de conduzir e estacionar, e diminuiu o peso entre 120 e 200 quilos, segundo as versões, graças à nova arquitectura da carroçaria, ao aligeiramento dos dois eixos e o recurso a materiais mais leves na construção.

O mais visível, no entanto, é o estilo. E aí o Astra também tem muitas novidades. E mesmo que o formato dos grupos ópticos na dianteira lembre um pouco o antecessor, o certo é que a linguagem estética geral tornou-se mais esguia e atlética, com um tejadilho inclinado estilo coupé, o que beneficiou de forma significativa a aerodinâmica (o coeficiente baixou de 0,32 para 0,285).

No habitáculo, de aspecto elegante e cuidado, há surpreendentemente mais espaço, apesar da redução das dimensões exteriores e da distância entre eixos (menos 2 cm), graças ao novo desenho dos bancos: atrás, os passageiros têm mais 35 mm de espaço para as pernas, e o condutor mais 22 mm de espaço em altura. A bagageira pode receber entre os 310 e os 370 litros de carga, com ou sem roda de socorro.

O painel de instrumentos apresenta um aspecto simples e funcional, com o menor número possível de botões e comandos, que passaram a estar disponíveis no ecrã táctil central e no volante.

Bem equipado de série, o Astra estreia tecnologias de segmentos superiores como os avançados faróis matrix de LED, a câmara Opel Eye com funções autónomas de assistência à condução e o apoio em viagem e emergência Opel OnStar.

A nova gama Astra compreende 10 versões distintas, distribuídas por três novos níveis de equipamento Edition, Dynamic e Innovation, com foco especial nos motores 1.0 Turbo de 105cv a gasolina (20.970 euros) e no 1.6 CDTI de 110cv, a gasóleo disponível desde 24.720 euros.

Do leque de motores fazem ainda parte o novo 1.4 Turbo de 150 cv (gasolina) e o 1.6 CDTI de 136 cv (gasóleo).


______________________________________

Destaques
 
Tecnologias e inovações de segmentos superiores estão agora também acessíveis no novo Astra


Máximos que não encandeiam


A nova iluminação matriz de LED disponível no Astra adapta de forma automática os feixes luminosos a cada situação de trânsito. Os faróis são constituídos por 16 grupos de LED que ligam e desligam quando se circula em máximos evitando o encandeamento em sentido contrário. É um opcional que custa 1.350 euros.




OnStar: máxima conectividade

Serviços de assistência em viagem e de emergência activos durante todo o ano e um "hotspot" móvel Wi-Fi 4G que permite ligar em simultâneo até sete dispositivos desde "smartphones" a "tablets" são duas das vantagens do sistema de conectividade Opel OnStar, disponível como opção no Astra. Custa 490 euros.



Negócios em Bratislava, a convite da GM Portugal
Ver comentários
Saber mais Opel Astra Kadette automóveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio