Notícia
Mercedes-Benz Classe X: a “pick-up” premium
A nova “pick-up” Classe X da Mercedes-Benz, derivada da Navara, aposta num toque de luxo suplementar para se diferenciar num segmento em crescimento. Chega em Novembro a Portugal.
29 de Julho de 2017 às 16:00
Características
€n.d.*
Mercedes-Benz Classe X220 D 4Matic
Motor: dianteiro longitudinal, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, turbo, geometria variável, 'intercooler'.
Cilindrada: 2.299 cc.
Potência máxima: 163 cv às 3.750 rpm.
Binário máximo: 403 Nm (1.500-2.500 rpm). Velocidade máxima: 172 km/h.
Aceleração: 12,9s 0-100 km/h.
Tracção: 4x4 accionável
Transmissão: manual de 6 velocidades.
Consumos homologados: misto 7,7l/100 km; urbano 8,6l/100 km; extra-urbano 7,3l/100 km.
Emissões CO2: 204 g/km.
*Ver destaque "Preços"
A expectativa em relação à nova "pick-up" Classe X da Mercedes-Benz era grande mas foi rapidamente satisfeita, na Cidade do Cabo, num grande evento à escala mundial.
Na verdade, apesar da revelação, em 2016, do protótipo do Classe X no Mondial de L'Automobile de Paris, as linhas gerais e as características finais do novo modelo estavam no segredo dos deuses. Saber o que o construtor alemão alterara em relação à actual Nissan Navara, na qual se baseia o Classe X, tal como o Renault Alaskan (previsto para 2018), era a grande interrogação. Tanto mais que os dois modelos saem das mesmas unidades de produção nas cidades de Córdoba (Argentina) e Barcelona (Espanha), no âmbito de uma parceria entre a Mercedes e a Renault-Nissan.
Esta foi, aliás, a forma mais rápida que a Mercedes encontrou para entrar num segmento ("pick-up" de médio tamanho - 1 tonelada), onde estava ausente e que conhece agora um crescimento invulgar: 43% até 2026 são as previsões. O volume mundial deverá assim passar dos 2,2 milhões de unidades em 2016 para os 3,2 milhões em nove anos.
Pois bem. Além da partilha do chassis e de um ou outro pormenor, como é o caso dos puxadores exteriores das portas - nem se percebe porquê -, muita coisa é diferente na "pick-up" alemã para afirmar o seu estatuto premium.
A Mercedes mexeu na estética exterior e configurou o X à imagem da sua gama de modelos. Em seguida, desenhou um novo interior, mais luxuoso, com materiais de qualidade e equipamento de topo, da segurança e apoio à condução, à multimédia e conectividade, a pensar certamente na clientela que vai utilizar o X mais para lazer e não tanto para trabalho.
Apesar disso, propõe três níveis de acabamento, o Pure (base), o Progressive e o Power, este último com vários opcionais de personalização.
Finalmente, os engenheiros da marca alteraram as suspensões, o eixo traseiro e adicionaram ao pacote de motores um V6 Diesel de 258 cv com a caixa automática 7 G Tronic Plus e transmissão permanente 4x4 (4 Matic). Esta versão topo de gama X350 d só chega em 2018. As outras variantes diesel, disponíveis são o X220 d (163 cv) e o X250 d (biturbo de 190 cv), que utilizam o mesmo bloco 2.3 da Navara, caixa manual de seis relações e tracção às quatro rodas (4Matic) accionável.
A gama compreende ainda uma versão a gasolina X 200, de 165 cv para mercados específicos como Marrocos e Dubai, que não virá para Portugal.
Destaques
Capacidades TT: distância ao solo 202 mm; vau 600 mm; ataque 28,8º; saída 23,8º; inclinação lateral 49,8º.
Acessórios genuínos
A Mercedes-Benz disponibiliza uma gama completa de acessórios genuínos para o Classe X. "Hard-top" fixo, cobertura da caixa de carga fixa ou em estore, barras de estilo ou estribos nas portas são alguns exemplos entre muitos outros acessórios que a marca está a desenvolver.
Preços entre 38 e 57 mil euros
Os preços do novo Classe X, que chegará a Portugal em Novembro, oscilam entre os 38 e os 57 mil euros. Para já, foram sinalizadas as 30 unidades que a marca disponibilizou para Portugal para encomenda através da internet, com uma taxa reembolsável de mil euros.
Negócios na Cidade do Cabo (África do Sul), a convite da Mercedes-Benz Portugal
€n.d.*
Motor: dianteiro longitudinal, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, turbo, geometria variável, 'intercooler'.
Cilindrada: 2.299 cc.
Potência máxima: 163 cv às 3.750 rpm.
Binário máximo: 403 Nm (1.500-2.500 rpm). Velocidade máxima: 172 km/h.
Aceleração: 12,9s 0-100 km/h.
Tracção: 4x4 accionável
Transmissão: manual de 6 velocidades.
Consumos homologados: misto 7,7l/100 km; urbano 8,6l/100 km; extra-urbano 7,3l/100 km.
Emissões CO2: 204 g/km.
*Ver destaque "Preços"
A expectativa em relação à nova "pick-up" Classe X da Mercedes-Benz era grande mas foi rapidamente satisfeita, na Cidade do Cabo, num grande evento à escala mundial.
Na verdade, apesar da revelação, em 2016, do protótipo do Classe X no Mondial de L'Automobile de Paris, as linhas gerais e as características finais do novo modelo estavam no segredo dos deuses. Saber o que o construtor alemão alterara em relação à actual Nissan Navara, na qual se baseia o Classe X, tal como o Renault Alaskan (previsto para 2018), era a grande interrogação. Tanto mais que os dois modelos saem das mesmas unidades de produção nas cidades de Córdoba (Argentina) e Barcelona (Espanha), no âmbito de uma parceria entre a Mercedes e a Renault-Nissan.
Esta foi, aliás, a forma mais rápida que a Mercedes encontrou para entrar num segmento ("pick-up" de médio tamanho - 1 tonelada), onde estava ausente e que conhece agora um crescimento invulgar: 43% até 2026 são as previsões. O volume mundial deverá assim passar dos 2,2 milhões de unidades em 2016 para os 3,2 milhões em nove anos.
Pois bem. Além da partilha do chassis e de um ou outro pormenor, como é o caso dos puxadores exteriores das portas - nem se percebe porquê -, muita coisa é diferente na "pick-up" alemã para afirmar o seu estatuto premium.
A Mercedes mexeu na estética exterior e configurou o X à imagem da sua gama de modelos. Em seguida, desenhou um novo interior, mais luxuoso, com materiais de qualidade e equipamento de topo, da segurança e apoio à condução, à multimédia e conectividade, a pensar certamente na clientela que vai utilizar o X mais para lazer e não tanto para trabalho.
Apesar disso, propõe três níveis de acabamento, o Pure (base), o Progressive e o Power, este último com vários opcionais de personalização.
Finalmente, os engenheiros da marca alteraram as suspensões, o eixo traseiro e adicionaram ao pacote de motores um V6 Diesel de 258 cv com a caixa automática 7 G Tronic Plus e transmissão permanente 4x4 (4 Matic). Esta versão topo de gama X350 d só chega em 2018. As outras variantes diesel, disponíveis são o X220 d (163 cv) e o X250 d (biturbo de 190 cv), que utilizam o mesmo bloco 2.3 da Navara, caixa manual de seis relações e tracção às quatro rodas (4Matic) accionável.
A gama compreende ainda uma versão a gasolina X 200, de 165 cv para mercados específicos como Marrocos e Dubai, que não virá para Portugal.
Destaques
Capacidades TT: distância ao solo 202 mm; vau 600 mm; ataque 28,8º; saída 23,8º; inclinação lateral 49,8º.
Acessórios genuínos
A Mercedes-Benz disponibiliza uma gama completa de acessórios genuínos para o Classe X. "Hard-top" fixo, cobertura da caixa de carga fixa ou em estore, barras de estilo ou estribos nas portas são alguns exemplos entre muitos outros acessórios que a marca está a desenvolver.
Preços entre 38 e 57 mil euros
Os preços do novo Classe X, que chegará a Portugal em Novembro, oscilam entre os 38 e os 57 mil euros. Para já, foram sinalizadas as 30 unidades que a marca disponibilizou para Portugal para encomenda através da internet, com uma taxa reembolsável de mil euros.
Negócios na Cidade do Cabo (África do Sul), a convite da Mercedes-Benz Portugal