Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fabricante automóvel Valeo afunda 20% depois de acusar redução nos lucros e procura

O abrandamento das economias, da chinesa em particular, está a abalar o sector automóvel. A francesa Valeo é a última vítima de uma diminuição da procura, que a obrigou a rever os lucros até ao final de 2018.

26 de Outubro de 2018 às 10:07
  • ...

A Valeo, fabricante de componentes automóveis francesa, está a registar uma forte queda em bolsa - a maior da sua história - recuando a níveis de há cinco anos. Os investidores reagem negativamente ao corte nas estimativas de lucros para este ano, que a empresa justifica com o abrandamento das vendas na China e com as mais recentes regras para o teste de emissões impostas pela Comissão Europeia.

É a segunda vez este ano que a empresa liderada por Jacques Aschenbroich (na foto) corta as margens operacionais e prevê um crescimento menor do que aquele com o qual contava inicialmente. A travar as expectativas está a desaceleração da economia chinesa, que afecta a procura na segunda maior economia do mundo.

O Citigroup afirmou que os receios que tinha relativamente à Valeo materializaram-se numa realidade "bastante pior do que o esperado". O banco aponta para uma revisão em baixa do EBIT para 2019 em cerca de 16%.


A empresa francesa  segue a cair 16,91% para os 24,82 euros, mas já desceu mesmo 19,99% para os 23,90 euros – recuando a um mínimo de Dezembro de 2013. Desde o início do ano, os títulos da fabricante automóvel já deslizaram 60,83%. A empresa está a pesar no Stoxx600, o principal agregador europeu, apresentando o pior desempenho entre as cotadas do sector automóvel, que é o que mais cai - 2,43%.

A Valeo não é a primeira empresa do sector a ressentir-se: também a Daimler e a Continental já lançaram avisos acerca dos lucros para este ano, a Michelin assume menos vendas na Europa e China enquanto a Renault se debate com os resultados nos países emergentes. 

Saber mais Valeo China Comissão Europeia Citigroup EBIT Daimler Continental Michelin Europa Renault economia negócios e finanças indústria metalomecânica e engenharia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio