- Partilhar artigo
- ...
A implementação, nos próximos anos, de todas as medidas que possam ser financiadas pelas obrigações verdes do programa NextGenerationEU (NGEU) permitirá reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em cerca de 55 milhões de toneladas por ano na União Europeia (UE).
Isto representa 1,5% de todas as emissões de GEE na UE e é equivalente às emissões combinadas de 15 milhões de lares da UE ou à substituição de 38 milhões dos 250 milhões de automóveis de combustão interna da UE por veículos elétricos, segundo o relatório anual da Comissão Europeia (CE) que analisa o impacto climático esperado da atribuição de obrigações verdes do NextGenerationEU.
Segundo comunicado divulgado pela CE, o financiamento via obrigações verdes proporcionará um contributo significativo para a transição ecológica e manterá a UE como "líder mundial em matéria de financiamento sustentável".
Mais de três anos após a primeira transação, a UE emitiu mais de 65 mil milhões de euros em obrigações verdes NGEU, colocando a UE "no bom caminho para se tornar o maior emitente de obrigações verdes do mundo".
A CE refere que continuará a trabalhar no sentido da emissão de 30% do financiamento do NextGenerationEU através de obrigações verdes. Prevê-se que as obrigações verdes do NGEU permitam 264,6 mil milhões de euros de investimentos verdes nos nove setores definidos no quadro das obrigações verdes do NGEU, incluindo transportes limpos, energia limpa e eficiência energética, confirmando o papel de liderança da UE no financiamento sustentável.
Tendo em conta os resultados alcançados e os previstos, o comissário do Orçamento e da Administração, Johannes Hahn, refere que "as obrigações verdes do NGEU proporcionam uma combinação única aos investidores, pois são seguras, sustentáveis ??e bem-sucedidas".
As categorias elegíveis de investimentos detalhadas pelo NGEU incluem energia e redes limpas, adaptação às alterações climáticas, transportes e infraestruturas limpas, tecnologias digitais que apoiam a transição verde, eficiência energética, proteção da natureza, reabilitação e biodiversidade, atividades de investigação e inovação que apoiam a transição verde e o abastecimento de água e a gestão de resíduos.
Até à data, as despesas comunicadas financiadas pelas obrigações verdes do NGEU têm sido dominadas por três categorias principais, com a eficiência energética a representar 42%, os transportes e infraestruturas limpas a 34% e a energia e redes limpas a 8,7%.
Segundo a CE, no âmbito do NGEU, pelo menos 37% das despesas dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) dos Estados-membros serão utilizadas para investimentos e reformas sustentáveis ??em domínios como as infraestruturas verdes e as energias renováveis. Os Estados-membros são obrigados a informar a CE sobre a implementação de medidas relevantes para o clima, permitindo à CE emitir obrigações verdes do NGEU para financiar estes investimentos. Este relatório fornece a atualização sobre as despesas a financiar através da emissão de obrigações verdes do NGEU e sobre os progressos realizados na sua implementação.