Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
30 de Março de 2017 às 20:11

Como testar ao limite a confiança dos investidores

Por vezes, as guerras de poder dentro dos governos sobrepõem-se à missão de manter os investidores e os empresários confiantes. Um dos últimos casos ocorreu na África do Sul.

  • ...

No início da semana até parecia estar tudo normal. Pravin Gordhan, o ministro das Finanças, tinha agendado encontros com investidores no Reino Unido e nos EUA. Isto nas vésperas de o país ir ao exame da Moody's. Mas, surpreendentemente, logo no primeiro dia do "roadshow" foi mandado regressar a casa pelo presidente Jacob Zuma.

Sem nenhuma explicação. A reacção não se fez tardar, com o rand a desvalorizar mais de 3%. Apesar do cancelamento de o "roadshow" ter sido visto como uma surpresa, a guerra entre Zuma e Gordhan já é antiga. O titular da pasta das finanças quer manter uma estratégia de contenção na despesa para garantir que o "rating" do país não seja cortado para lixo. Já Zuma quer uma transformação económica para diminuir as desigualdades. Puxou dos galões para colocar o cargo de Gordhan em cheque. Mas uma parte significativa dos membros do governo já disse que se o ministro das Finanças for demitido não será o único a sair. Uma crise governativa que os empresários e investidores na África do Sul temem que ameace a estabilidade financeira.

 

Jornalista

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio