Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

O Popular custou um euro. E Espanha discute o negócio

A Europa estava nervosa com o Popular. E decidiu activar o seu resgate e a venda ao Santander por um euro. Um preço simbólico.

  • 1
  • ...

Ana Botín disse: "Damos as boas-vindas aos clientes do Banco Popular, que passam a fazer parte do grupo Santander. Vamos trabalhar no duro para lhes oferecer o melhor serviço durante o período de transição e no futuro. O banco resultante da integração do Santander e do Popular fortalece a diversificação geográfica do grupo num momento de melhoria do ciclo tanto em Espanha como em Portugal, o que nos permitirá cumprir todos os nossos compromissos com clientes e accionistas." Tudo claro.

No Público, de Espanha, Juan Carlos Escudier escreve: "Para negociar a autópsia (do Popular) com o BCE foram hoje a Frankfurt os responsáveis da entidade com o seu presidente à cabeça, Emilio Saracho, figura do mundo das finanças a que os principais accionistas recorreram em Fevereiro para que conseguisse o milagre e que não fez mais do que elaborar as medidas do baú de pinho. Por estes trabalhos de carpintaria embolsou antecipadamente quatro milhões de euros, lápide à parte. (…) Para o governo espanhol que defendeu que os bancos espanhóis eram mais altos, mais bonitos e mais loiros, o problema não é pequeno, por muito empenho que se tenha colocado em proclamar que o Popular era muito solvente, que era uma entidade privada que rapidamente resolveria as suas contas e que, assim, não se gastaria um euro público à sua salvação." No El Mundo, Carlos Segovia analisa: "O Popular teve de ser entregue de emergência pelas autoridades europeias ao Santander. (…) A operação implica também oferecer um serviço ao Estado e, particularmente, ao Governo. (…) Ana Botín sabe, também, a escassa estima que Rajoy sempre mostrou pelo seu pai Emilio. Com a compra, o Santander presta também um serviço às autoridades europeias que necessitam de mostrar que, desde que têm competência, já não há resgates com dinheiro público."


Ver comentários
Saber mais Espanha Popular Santander
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio