Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Macron já ganhou? Talvez seja cedo para a festa

As sondagens parecem dizer que Emmanuel Macron já ganhou. Mas há quem comece a levantar dúvidas: é cedo para encomendar o champanhe.

  • 1
  • ...
Marine Le Pen voltou-se para o eleitorado de esquerda em busca dos votos que lhe faltam. Declarou-se "inimiga das finanças" e do "dinheiro insensível" e promete melhorar os direitos sociais dos trabalhadores. E depois há o vácuo de ideias que é Macron, como sublinha Enric González no El Mundo: "O resto (para Macron) foi sorte, François Fillon, o candidato conservador, tinha as eleições ganhas. Mas descobriram-se os empregos fictícios da sua mulher e a sua paixão pelo luxo e a sua candidatura afundou-se. Macron, o jovem brilhante e audaz, o Napoleão do século XXI, estava ali, no lugar e no momento oportuno para ficar com o grande prémio." Ficará?

No L'Obs, o apoio a Macron vem de uma personalidade insuspeita: Yanis Varoufakis. Este escreve: "Há algo mais no meu apoio a Emmanuel Macron. [No seu mandato de ministro grego das Finanças] ele revelou um lado que poucos progressistas conhecem. Macron foi o único ministro de Estado na Europa a fazer todo o possível para ajudar a Grécia no Verão de 2015, quando a troika dos credores da Grécia e o governo de Berlim minavam as tentativas do nosso governo de esquerda recentemente eleito para libertar a Grécia do jugo da dívida." É uma boa forma de olhar novamente para a História. No Guardian, Olivier Tonneau afirma: "Emmanuel Macron tomou os votantes franceses como garantidos. Agora arrisca a derrota. A ascensão de Macron é típica da idade dos 'spin doctors': ilustra o seu poder e os seus limites. É surpreendente como alguém que inspirou (como secretário pessoal) e implementou (como ministro das Finanças) as políticas de François Hollande seja apresentado como algo radicalmente novo." Domingo se verá.


Ver comentários
Saber mais Eleições Francesas Emmanuel Macron Marine Le Pen
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio