Opinião
Garibaldi, Brexit e Sarkozy: o destino da Europa
Foi no porta-aviões italiano Giuseppe Garibaldi que Angela Merkel, François Hollande e Matteo Renzi foram discutir o futuro da Europa após o Brexit.
Decidindo o que vai ser decidido na reunião na reunião alargada da UE em Bratislava no próximo mês. O simbolismo foi total: Garibaldi foi um dos unificadores da Itália. Espera-se que inspire a solidez da Europa. Lá o "clube dos três" decidiu ao sol o futuro de todos nós. Denis MacShane, no "Independent" fala sobre o longo percurso do Brexit: "Passaram oito semanas desde que votámos para abandonar a UE mas é capaz de demorar oito anos antes que o Reino Unido esteja totalmente fora da Europa - se chegarmos a deixá-la. (…)
Os europeus temem. Por isso Nicolas Sarkozy avança para a presidência. Alain Auffray, no "Libération", analisa: "Depois de 'France pour la vie', 'Tout pour la France'. Os slogans sucedem-se e assemelham-se". A prioridade é "combater para defender o nosso modo de vida". O medo como programa é a sua declaração de princípios. Não se imagina o que diria Sarkozy se estivesse com Merkel e Renzi no lugar de Hollande.
Mais artigos do Autor
Obrigado por este bocadinho
28.11.2018
Ministério da Incultura?
27.11.2018
A Rota da Seda entre a China e Portugal
26.11.2018
Costa e a política líquida
26.11.2018
A dança das culpas
25.11.2018
O país do desenrasca
20.11.2018