Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
Filipe Garcia - Economista 13 de Fevereiro de 2012 às 23:30

The 80/20 Principle"

O princípio 80/20 é um conceito reconhecido e enunciado frequentemente. Mas, provavelmente, a maioria não terá lido este livro de Richard Koch, que em 1997 tentava provocar uma revolução na forma de pensar de empresas e indivíduos.

  • ...
O princípio 80/20 é um conceito reconhecido e enunciado frequentemente. Mas, provavelmente, a maioria não terá lido este livro de Richard Koch, que em 1997 tentava provocar uma revolução na forma de pensar de empresas e indivíduos.

Desde Pareto (finais do séc. XIX) que se constata a existência de assimetrias e de desequlíbrios dentro das populações estatísticas. O mundo não é linear, no sentido de que "inputs" e "outputs" não se relacionam de forma proporcional. O princípio 80/20 diz que "numa população, algumas coisas são mais importantes do que outras; Uma minoria de causas leva à maioria dos efeitos". Trata-se de um conceito simples, mas poderoso: é preciso identificar os 20% e realocar recursos. Logicamente o 80/20 não é um número mágico que tenha sempre que ser respeitado, mas antes um paradigma de reflexão e análise.

"The 80/20 Principle" divide-se em quatro partes: Explicação do princípio 80/20; Aplicação nas empresas; Aplicação pelo indivíduo; Extensão à sociedade e futuro. A primeira parte é, de longe, a mais importante. Ao longo dos capítulos aparecem referências a outros conceitos, que nos transportam para obras como as de Gladwell. As ideias "core" de "Blink", "Tipping Point" e "Outliers" estão em "80/20"...

O livro acaba por surpreender em três dimensões: em primeiro lugar, pelo amplo espectro de temas em que o "80/20" é relevante; em segundo, porque consegue alterar paradigmas na mente do leitor; e, finalmente, porque se trata de uma obra de 1997, sobre um conceito enunciado há mais de 120 anos que permanece perfeitamente actual e universal.

O livro passa uma mensagem crucial, a de que é preciso garantir tempo disponível para pensar, sem o qual não é possível seguir um processo dialéctico constante de melhoria.

O tempo gasto neste livro fez parte dos 20% que contribuem para 80% do desenvolvimento pessoal.









Autor: Richard Koch
Data: 1997 - Nicholas Brealey Publishing
Frase: "The secret of achieving more with less"; Palavras Chave: Realocação; Assimetria; Insight; "Productive laziness"; Hedonismo; "Vital Few";
Apreciação: ****







*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com


Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio