Opinião
Rob Duncan
Trata-se de uma obra de rápida leitura, com pouco mais de 100 páginas escritas de uma forma directa e muito prática, sem "poesias" ou exageradas deambulações sobre subtemas .
Este não parece ser um livro para todos, antes para um nicho de gestores nas áreas de Marketing ou Research que se dedicam a recolher e trabalhar informação como está o mercado, nomeadamente os concorrentes ou potenciais concorrentes. Não parece ser um livro para todos - mas é.
Trata-se de uma obra de rápida leitura, com pouco mais de 100 páginas escritas de uma forma directa e muito prática, sem "poesias" ou exageradas deambulações sobre subtemas. O assunto é o estudo da inteligência competitiva, um processo de recolha, análise e gestão de informações externas, mas que podem influenciar de forma importante os negócios da empresa.
Ao contrário de outros registos sobre este tema, Duncan prefere uma abordagem directa, onde explica porque a IC tem necessariamente de ser realizada de forma célere, barata e ética, esclarecendo de forma assertiva as habituais confusões sobre espionagem e delimitando valiosas fronteiras.
A lógica deste livro assenta nas características necessárias à prática da IC, que se dividem entre "core skills" e "applied skills", com uma bem estruturada dissertação sobre cada uma, com enfoque nos factores potenciadores de uma comunicação eficaz. O autor ora aposta na explicação dos factores críticos, ora delata técnicas essenciais à recolha de informação relevante de forma prática, eficiente e sobretudo sustentável.
"Competitive Intelligence" pode ser lido por todos, porque a todos diz num mercado cada vez mais –, mas tem especial prescrição para os que actuam profissionalmente nesta área. Por outro lado, constitui uma óptima oportunidade para ler sobre novas "buzzwords", como "executive profiling", "hourglasses", "blogpulsing" ou "elicitations".
Data Original: Junho 2008
Frase: "Agile time frames are measured in weeks and months, not years"
Keywords: Competitive Intelligence; CI Matrix; KISS; Consistent; Getting Info; Ethics; Fast & Cheap;
Apreciação: ***
*Docente do IPAM e Oporto Business School
pbarbosa@gmail.com
Trata-se de uma obra de rápida leitura, com pouco mais de 100 páginas escritas de uma forma directa e muito prática, sem "poesias" ou exageradas deambulações sobre subtemas. O assunto é o estudo da inteligência competitiva, um processo de recolha, análise e gestão de informações externas, mas que podem influenciar de forma importante os negócios da empresa.
A lógica deste livro assenta nas características necessárias à prática da IC, que se dividem entre "core skills" e "applied skills", com uma bem estruturada dissertação sobre cada uma, com enfoque nos factores potenciadores de uma comunicação eficaz. O autor ora aposta na explicação dos factores críticos, ora delata técnicas essenciais à recolha de informação relevante de forma prática, eficiente e sobretudo sustentável.
"Competitive Intelligence" pode ser lido por todos, porque a todos diz num mercado cada vez mais –, mas tem especial prescrição para os que actuam profissionalmente nesta área. Por outro lado, constitui uma óptima oportunidade para ler sobre novas "buzzwords", como "executive profiling", "hourglasses", "blogpulsing" ou "elicitations".
Data Original: Junho 2008
Frase: "Agile time frames are measured in weeks and months, not years"
Keywords: Competitive Intelligence; CI Matrix; KISS; Consistent; Getting Info; Ethics; Fast & Cheap;
Apreciação: ***
*Docente do IPAM e Oporto Business School
pbarbosa@gmail.com
Mais artigos do Autor
"Ctrl Alt Del"
24.06.2015
A Ciência das Compras
05.06.2015
"Do Over"
28.04.2015
"Lords of Strategy"
14.04.2015
“The One Thing”
01.04.2015
A Arte da Guerra no Serviço ao Cliente
10.03.2015