Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
16 de Outubro de 2012 às 00:01

"Economics of Good and Evil"

Trata-se de uma obra muitíssimo interessante e obrigatória para qualquer economista, dado que vai muito além das matérias de História do Pensamento. É um texto bem escrito, pese embora algo longo e cansativo.

  • ...
"Economics of Good and the Evil" é um livro sobre a História da Economia ao longo dos tempos, relacionando-a com a ética e os valores que a Humanidade foi construindo. Longe de constituir uma obra enfadonha sobre as diversas teorias económicas, trata-se de um livro interessante em que se demonstra que a ciência económica nasceu muito antes de Adam Smith ou dos escolásticos medievais. Para o autor, é possível encontrar pensamento económico no centro do pensamento antigo, em mitos ancestrais, da mesma forma que existem mitos na economia "científica" de hoje.

A Filosofia, Religião e Ética são, ao mesmo tempo, origem e produto do pensamento económico ao longo da História. Percorrem-se todas as épocas, desde a "Epopeia de Gilgamesh", passando pelo Antigo Testamento, filosofia grega, Cristianismo, Descartes e Adam Smith e percebe-se que conceitos como o "progresso" se foram alterando ao longo do tempo.


Tomas Sedlacek, o autor, é um economista checo que foi consultor de Vaclav Havel. Aliás, o presidente checo assina o prefácio do livro que foi um bestseller na República Checa, captando posteriormente a atenção de muitos colunistas e especialistas quando foi traduzido para língua inglesa em 2011. O autor pretende contribuir para a discussão entre os economistas normativos e positivos, defendendo que o papel positivo, explicativo e preditivo assumido actualmente pelos modelos científicos era anteriormente desempenhado pelos mitos e parábolas - normativos. Portanto há que complementar as duas vertentes e, na senda dos "Animal Spirits" de Keynes, reconhecer que se tem enfatizado em demasia os aspectos matemáticos, negligenciando as características mais humanas.

O livro é composto por duas partes: na primeira procura-se por ciência económica nos mitos, religião, teologia, filosofia e ciência; depois "inverte-se" o processo e procuram-se mitos, religião, teologia, filosofia e ciência na economia.

O autor tenta responder a algumas questões: Ser "bom" compensa, do ponto de vista económico? O crescimento é o único caminho? Estamos viciados no desejo?

Trata-se de uma obra muitíssimo interessante e obrigatória para qualquer economista, dado que vai muito além das matérias de História do Pensamento. É um texto bem escrito, pese embora algo longo e cansativo, mas que será muito interessante para qualquer leitor que pretenda compreender o Mundo numa perspectiva mais global em termos históricos, filosóficos e culturais.








Autor: Tomas Sedlacek
Editora e Data: Oxford University Press 2011 (Original 2009)
Frase: "Even the most sophisticated mathematical model is, de facto, a story, a parable"
Palavras Chave: "Meta-Economics"; "Good and Evil"; "Desire"; "Growth"; "Modern Parables"; "Vice"
Apreciação: ****





*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com

Ver comentários
Saber mais opinião
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio