Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
04 de Agosto de 2009 às 12:01

"A Nova Inteligência"

Todas as obras que surgiram no pós "Inteligência Emocional" de Goleman sobre temas relacionados, soam a "dejá vu". Não é o caso de "A Nova Inteligência", que - mais do que um livro sociológico - acrescenta toda uma nova abordagem económica e de...

  • ...
Todas as obras que surgiram no pós "Inteligência Emocional" de Goleman sobre temas relacionados, soam a "dejá vu". Não é o caso de "A Nova Inteligência", que - mais do que um livro sociológico - acrescenta toda uma nova abordagem económica e de actualidade sócio-politica. Num outro registo, complementa "O Mundo é Plano", de Friedman.

O livro começa por explicar as principais diferenças entre o lado esquerdo e direito do cérebro e a forma como se complementam em distintas competências relevantes para a obtenção de melhores resultados em diferentes áreas de actividade. Segundo Pink, depois da Era Industrial (competências fisicas) e da Era da Informação (competências de conhecimento) surge a Era Conceptual, onde a perspectiva conquista um papel central e "as personagens são o criador/ empatizador". É neste contexto que o autor destaca a importância de competências "high concept e high touch", que englobam capacidades como criação de beleza artística e emocional, detecção de padrões e criação de narrativa ou capacidade de empatia, interacção social e observância de sentido para a vida.

"A Nova Inteligência" tem como tese principal o facto de estas competências serem actualmente as únicas que permitem superar as ameaças criadas com o excesso de abundância, automatização e deslocalização para a Ásia que caracterizam o momento de actual incerteza do mundo ocidental, na medida em que não são nem rapidamente copiáveis, nem muito menos computáveis.

"A Nova Inteligência", que vem dotada de complementos de "recursos" em cada capitulo para tonificar os músculos da criatividade, é um livro obrigatório, um "milestone" importante enquanto explicação dos blue oceans cerebrais.

*Docente do IPAM
pbarbosa@gmail.com






Autor: Daniel Pink
Data Original: Novembro 2006
Frase: "A ciência é apenas uma das formas de compreender o mundo - Boa sorte na era da Arte e da Emoção"
Keywords: hemisfério direito do cérebro; high concept; high touch; tendência ocidental; procura de sentido;
Apreciação: ****


Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio