Opinião
Bull & Bear: Novembro vai ficar para a história como mês de viragem
Com as notícias da vacina a sinalizarem que há luz ao fundo do túnel, a incerteza em torno da duração da crise covid-19 começa a dissipar-se

Nos próximos anos, quando as pessoas olharem para trás para a crise da covid-19, naquele que foi um ano tórrido para o mundo, novembro será provavelmente marcado como um ponto de viragem. O anúncio de três vacinas eficazes contra o vírus gerou um clima de risco nos mercados e acrescentou "lenha na fogueira" ao contexto pós-eleitoral nos EUA, ofuscando as preocupações sobre as perspetivas económicas a curto prazo.

O fim da crise da covid-19 está à vista, mas o caminho para a recuperação pode ser ainda acidentado nos próximos trimestres, à medida que os governos lutam para controlar o vírus, especialmente porque os fatores sazonais tornam o processo mais difícil durante o inverno.
Dados sobre atividade de negociação de alta frequência comprovam o forte impacto que as restrições tiveram no abrandamento da economia. A questão que se coloca agora é se a Europa volta a ser uma referência para os Estados Unidos da América e se serão necessárias novas restrições e, em consequência, um declínio na atividade dos serviços para conter o vírus no país.
Mais artigos do Autor
Bull & Bear: Ciclo de subida de juros da Fed
20.06.2022
Bull & Bear: A China em destaque
16.05.2022