Opinião
Lições de vida
Através da leitura de uma revista especializada, tive recentemente a oportunidade de conhecer o testemunho de nove empresários sobre a atitude a adoptar perante a gestão empresarial e a consolidação de uma carreira profissional.
Os referidos testemunhos – em forma de carta – foram dedicados a jovens gestores, em início de carreira. Pretende-se, no fundo, resumir os factos e as atitudes mais significativas que o percurso profissional e a vida empresarial ensinaram a alguns dos mais relevantes empresários portugueses, com experiência profissional obtida em sectores de actividade completamente distintos entre si: Adolfo Roque (Revigrés), Alberto da Ponte (Centralcer), Horácio Roque (Banif), Horta Osório (Grupo Santander), Jorge Armindo (Amorim Turismo), José Penedos (REN), Luís Portela (Bial), Murteira Nabo (Galp Energia) e Rui Nabeiro (Delta Cafés).
Verifiquei a existência, em todos eles, de mensagens implícitas e alguns pontos que, sendo comuns, devem merecer uma atenção especial, que gostaria de partilhar com os meus estimados leitores.
Vejamos, então:
- Deve existir uma estratégia, inerente a objectivos pessoais e profissionais, assente em valores sólidos;
- Devemos proceder à subcontratação de tudo o que for possível, pois é a melhor forma de ter os input disponíveis nas melhores condições em termos de quantidade, ritmo e qualidade e, por norma, a custos mais interessantes;
- Devemos privilegiar a manutenção de uma vida saudável, complementar à vida profissional, onde é bom manter o equilíbrio alimentar e o exercício físico regular, assim como manter um espaço para a família e, sempre que possível, para a informação e para a cultura;
- Devemos resistir à tentação de considerar igual o que é diferente, estar aberto à novidade e à comunicação, sabendo ouvir todos, garantindo um exercício independente e nunca confundir o interesse da empresa com quaisquer outros interesses;
- O sucesso virá com trabalho, com dedicação, com espírito crítico e uma permanente curiosidade e abertura pela inovação, aprendendo a pensar, a cultivar o inconformismo e a vontade de gerir riscos;
- Devemos viver cada momento atentamente, mas sem a obsessão de controlá-lo desesperadamente, sabendo arrumar e perspectivar os assuntos, encontrar prioridades, ver a árvore sem perder de vista a floresta;
- É essencial manter, em permanente actualização, uma rede de contactos e conhecimentos, acompanhando a competitividade do mercado e identificando novas oportunidades e novas soluções;
- Devemos ser transparentes e esclarecedores sobre o que queremos e esperamos de cada colaborador, definindo objectivos, responsabilizando e premiando os sucessos alcançados;
- O carácter de cada um é decisivo: ser gestor implica capacidades de relacionamento e de liderança, angariando o respeito dos superiores, dos seus pares e dos seus colaboradores.
Em síntese, para além da formação e das competências adquiridas, há factores que, quaisquer que sejam as circunstâncias, fazem a diferença: o carácter, a atitude e o comportamento.
Estes são aqueles princípios que, não fazendo parte de qualquer programa curricular, são adquiridos com o decorrer do tempo e com a experiência acumulada, sendo indispensável a pré-disposição para recebê-los e a atitude necessária para implementá-los... verdadeiras lições de vida!