Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
08 de Novembro de 2012 às 10:26

Inspirar confiança: a marca do líder

"Argo" e "Realizar o impossível" são dois filmes em que confiança transmitida pelo líder surge como determinante para vencer os desafios

  • ...


Muitos sonhos e projectos arrancam mas são poucos os que se concretizam e que chegam a marcar a diferença ao longo do tempo… Na origem de qualquer ideia há sempre um visionário, um "carola" que se lança mas que nem sempre triunfa, pois não consegue animar outros a seguirem-no.

Um bom líder sabe inspirar confiança, cultivando essa arte através de actos concretos. A confiança inspira-se no terreno da aço, com gestos que revelam o carácter da pessoa, ao apostar na verdade daquilo que defende. O que propõe é sempre verdadeiro, coreto, recusando a trafulhice, a "esperteza" e "golpes baixos".

Um bom líder sabe inspirar confiança, cultivando essa arte através de actos concretos
É coerente nas decisões que toma, construindo uma reputação credível e experiente. Sabe do que fala sem propor algo que não conheça ou não tenha estudado. É directo e franco. Não esconde e não engana, atraindo alguém para a sua ideia através das "meias verdades". Na sua relação com os outros está presente, fala com todos, ouve-os e interessa-se realmente pelos problemas de cada um. As estratégias que vai apresentando são acessíveis e delineadas de modo a manter o foco no objectivo último a alcançar. Compartilha os êxitos e fracassos com a sua equipa, sabendo repreender e estimular na altura certa.

Cumpre aquilo a que se compromete e assume os riscos de todos, sendo o primeiro a dar os passos mais difíceis. Com o seu exemplo guia a aço, abre o caminho e derruba os obstáculos com o apoio dos outros, aceitando as sugestões oportunas.

Os dois filmes seleccionados são casos reais de situações extremas. A confiança infundida pelo líder é que vai conseguir unir os esforços de todos e vencer os desafios.




Argo







Realizador Ben Affleck
Atores Ben Affleck; John Goodman
Duração 120 min.
Ano 2012






Este filme narra um "segredo" só há pouco tempo revelado pelos EUA. Em 1979 milhares de iranianos revoltados invadem a embaixada americana em Teerão. Fazem 44 reféns e abrem uma crise diplomática. O que poucos sabem é que 6 funcionários conseguem escapar e refugiar-se na casa do embaixador canadiano…

A situação é grave. Como seria possível retirá-los do Irão secretamente, pois não estão envolvidos nas negociações dos outros reféns? A CIA chama então um dos seus homens mais experientes em libertação de pessoas "top secret". Ele elabora uma solução envolvendo pessoas do "show business" de Hollywood. É arriscado mas tão "out of the box" que faz sentido.

Para convencer cada um dos implicados, explica-lhes o que está mesmo em causa e o que precisa de cada um… A sua proposta é aceite.

Ao chegar a Teerão tem de convencer os 6 refugiados. Porque haveriam de confiar nele e arriscar ainda mais as suas vidas? Tudo se altera ao compreenderem que a vida dele também corre perigo e que fora até lá só para os libertar. Ouvem o seu plano. É credível. Fala um a um.

A dada altura recebe ordens para desistir. Não o faz e arrisca! Mantém o contacto com todos e diz sempre a verdade sem enganar ninguém. Isso fortalece o grupo a avançar e cada um a cumprir o seu papel… e conseguem escapar!



Tópicos de análise



Perante uma contrariedade o líder avança e não se esconde.
A experiência adquirida potencia a descoberta de soluções.
Uma proposta inovadora só é credível se partir de factos reais e seguros.





Realizar o impossível







Realizador Curtis Hanson; Michael Apted
Atores Jonny Weston; Gerad Butler
Duração 115 min.
Ano 2012






O universo do surf profissional é duro e exige esforço. Este filme baseia-se em factos reais da vida do surfista Jay Moriarity um rapaz que desde cedo se apaixonara pelo mar. Ainda em criança fora salvo das águas por um surfista experiente. Passa a admirá-lo e anseia imitar a sua habilidade nas ondas. Parece-lhe uma pessoa conhecedora da arte e da técnica. Ganha coragem e pede-lhe que o treine. O experiente surfista hesita, mas acaba por aceitar impondo condições duras: horas de treino, um ritmo de trabalho que incluía exercícios no mar e escrita de textos para desenvolver as suas capacidades físicas, mentais e espirituais.

O rapaz de início entusiasma-se pois sente-se estimado. No entanto os outros colegas de escola tentam desviá-lo do seu sonho. O seu mentor é então bastante claro: ou desiste ou tem mesmo de se focar no surf, se quer "apanhar as grandes ondas". Fala com ele. Tanto o corrige como o estimula conforme a situação. Compreende-o. Acompanha-o nos bons e maus momentos, sabendo proporcionar momentos de descontracção e outros de exigência.

No fim vai superar o desafio das "grandes ondas", mas só depois de derrotar o medo e de se vencer a si mesmo, confiando no que lhe dissera o treinador…



Tópicos de análise



Um líder ajuda o próprio sujeito a potenciar as suas capacidades.
Compartilhar as situações une as pessoas e reforça o carácter de ambas.
Ser o primeiro a cumprir uma tarefa anima os outros a segui-lo.

Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio