Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Emigrar? Para onde?

Na semana passada, ao analisar o desemprego em Portugal dei com um número perturbador: 18,1% (na faixa dos 20 anos). Como? Deve haver engano, pensei: o INE confundiu Portugal com França onde, para a mesma média de idades, o desemprego chega aos 21,3%...

  • ...

É óbvio que o INE não se enganou. Nós é que temos andado distraídos: as empresas querem certas competências (sobretudo na área técnica), os jovens oferecem outras. Desnecessárias!?

Tendo em conta que estes jovens já deviam estar a "fazer" o Portugal dos próximos 15 anos, ou seja, não estamos a aproveitar recursos cheios de garra e de ideias novas (próprio da idade), é caso para ficarmos preocupados.

Esta semana, ao analisar o problema, alguém do Governo dizia-me: "A solução é emigrar". Será? Mas aqui ao lado os nossos vizinhos só querem quem tem competências que as empresas precisam!?

Não vale a pena chutar para o lado. É altura de o Governo pensar em formação técnica, complementar, para quem está desempregado. Já. Daqui por cinco anos será tarde: parte destes jovens terá aprendido a viver de esquemas, subsídios e outras "soluções" que trazem pouco valor à sociedade.

As ideias, nobres, que hoje apresentam (iniciativa, risco?) serão substituídas por outras: dependência (do Estado), emprego seguro... Isso é tudo de que Portugal não precisa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio