Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

PT, Portugal só no nome

A PT cotada em Lisboa representa 25% da Oi mais a dívida à Rioforte (e uma opção de compra de 12% na Oi). O resto foi vendido à Altice.

  • 12
  • ...

A PT tem sido um verdadeiro pesadelo para os seus accionistas. Desde o anúncio da fusão com a Oi, as acções já perderam mais de 85% e, por mais incrível que pareça, o recambolesco episódio do empréstimo de 900 milhões de euros à Rioforte, é apenas uma pequena parte dessa gigantesca desvalorização.


Já dissequei, em artigos anteriores, as razões desta autêntica tragédia luso-brasileira. Mas hoje aquilo que me leva a escrever é a confusão que vai na cabeça de muitos pequenos investidores sobre o que é a PT SGPS que está cotada em bolsa. São frequentes os comentários de pequenos investidores que dizem não compreender como a PT pode estar cotada a valores tão baixos quando tem um negócio estável e sólido em Portugal. Pura ilusão. A PT SGPS que está cotada na bolsa portuguesa já nada tem a ver com os negócios em Portugal. A PT Portugal foi vendida pela Oi à Altice.


A PT que está cotada na bolsa de Lisboa representa 25% da Oi mais a dívida à Rioforte (e também uma opção de compra de 12% sobre a Oi). Tudo o resto já foi vendido à Altice. É verdade que os pequenos investidores deveriam informar-se melhor. Mas também não é menos verdade que chamar-se Portugal Telecom a uma acção que nada tem a ver com Portugal é propício a este género de confusões.


É hora da PT, cotada em Lisboa, mudar de nome. Há que tirar o "Portugal", evitando que muitos pequenos accionistas comprem a acção achando que estão a comprar uma empresa nacional. Porque, em pleno 2015, ainda há quem compre gato por lebre na bolsa portuguesa. 

 

 

Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui


Analista Dif Brokers
ulisses.pereira@difbroker.com

 

Comente aqui este artigo

 

 

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio