Opinião
"Zero to one"
Quando alguém decide começar de raiz e montar pequenas e arriscadas empresas que acabam por se tornar um sucesso ímpar em todo o mundo, merece todo o nosso respeito.
E se esse mesmo empreendedor decidir escrever um livro sobre o assunto, não há como evitar lê-lo. Não há como circundar o óbvio: este é um livro obrigatório para quem quer criar, arriscar, empreender.
É também uma obra altamente aconselhável para todos aqueles que investem ou se relacionam com "start-ups" e precisam de conhecer o seu ADN e riscos e estímulos.
Peter Thiel fundou o Paypal e conduziu-o ao estrelato, antes de ser o primeiro investidor externo em empresas como o Facebook, Yelp ou Airbnb. Melhores referências, era difícil. E o empreendedor não teve problemas em pedir ajuda para escrever o seu primeiro livro, obviamente uma área em que não tem o mesmo nível de "expertise". E assim surgiu um livro que merece ser lido, porque tanto a forma como o conteúdo respondem àquilo que esperamos de um bom livro, que nos entusiasma e cria valor.
Curiosamente, não se trata de um conjunto de parágrafos apinhados para mostrar os seus casos de sucesso ao longo da carreira, como cheguei a temer. Thiel acrescenta pensamentos e comentários de ordem sociológica, psicológica e mesmo filosófica, sem nunca deixar de ser prático.
Enquanto deambula sobre as temáticas críticas no universo das "start-ups", Thiel deixa pistas interessantes de como voltar a criar valor nos dias de hoje, possivelmente o maior legado deste livro.
Como se não chegasse tudo o que antes foi referido, o livro é curto e fácil de ler. Podia ser o único argumento que adiasse o investimento na sua leitura, mas nem isso. Um "must have", portanto.
Docente do IPAM e Porto Business School
Autor: Peter Thiel & Blake Masters
Data Original: Setembro 2014
Frase: "How to Build the Future"
Keywords: Start-up; Financing; PME; entrepreneur: empreendedoris-mo;
Apreciação: ****