Opinião
A investigação em Marketing
Na área do Marketing, como no de outras ciências sociais, o conhecimento avança com a investigação, a pesquisa e a análise reflexiva das experiências passadas.
No mundo ocidental são publicadas numerosas revistas científicas focadas nos vários ramos do Marketing. Naturalmente que de qualidade diversa. Para facilitar o leitor e estimular a competição existem rankings que listam as revistas ordenando-as das melhores para as piores. Um dos mais conceituados rankings é o Scimago Journal and Country Rank (SJR).
No campo das Revistas de Marketing, segundo o SJR, o domínio norte-americano é avassalador. Das 20 primeiras classificas 12 (60%) são dos Estados Unidos. Apenas mais dois países conseguem entrar para estes lugares cimeiros: o Reino Unido com 6 revistas (30%) e a Holanda com 2 (10%).
O ranking é liderado por duas revistas da American Marketing Association, os prestigiados Journal of Marketing (1º) e o Journal of Marketing Research (2º). O terceiro lugar é ocupado pelo britânico Journal of Public Administration Research and Theory editado pela Universidade de Oxford.
Grandes países europeus como a Alemanha ou a França não chegam aos lugares cimeiros. A revista alemã melhor classificada, a Electronic Markets, queda-se pelo 61º lugar atrás de territórios como Taiwan.
O Brasil consegue uma posição nos 100 primeiros lugares do ranking com a Revista de Administração de Empresas.
Portugal não consegue nenhum lugar no ranking mundial. Um mau desempenho? Sim, se considerarmos que a Croácia, a Lituânia, as Filipinas, a Colômbia, a Índia e Singapura aí inscrevem os seus nomes.
A que se deve este mau desempenho? Em primeiro lugar à falta de investigação neste âmbito em Portugal. Sem investigação de qualidade não é possível atrair para publicação nas escassas revistas portuguesas autores de nomeada nesta área do conhecimento.
Note-se que se a Associação Americana de Marketing edita as duas melhores revistas do mundo a sua congénere portuguesa a Associação Portuguesa do Profissionais de Marketing (APPM) não edita nenhuma, nem incentiva os seus membros a refletir sobre as suas experiências práticas de um ponto de vista teórico. Duas atitudes sobre o papel do conhecimento na profissão do Marketing. Qual delas conduz ao sucesso?
Economista
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico