Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
02 de Abril de 2013 às 00:01

"A Gift to My Children"

Este livro de Jim Rogers consagra as principais ideias de investimento de Rogers - China, "commodities" e fuga ao que estiver na moda.

  • ...

Jim Rogers é amplamente conhecido no mundo financeiro por ter sido um dos co-fundadores, com George Soros, do Quantum Fund. Este fundo foi responsável pela saída da libra do Sistema Monetário Europeu em 1992. De Rogers são também conhecidas as suas posições de investimento pró-China, o que levou a ensinar mandarim às suas filhas desde o berço. Reformou-se aos 37 anos, residindo actualmente em Singapura. Rogers terá dito um dia: "Em 1807, uma pessoa inteligente deveria ir viver para Londres, em 1907 para Nova Iorque e em 2007 para a Ásia". E foi o que Rogers fez em Dezembro de 2007. 


Embevecido pela paternidade, Rogers pretende neste livro deixar alguns conselhos que considera serem relevantes para todos. O próprio autor destaca os mais importantes: trabalhar arduamente, pensar por si mesmo, questionar tudo e nunca seguir a multidão. Rogers utiliza um exemplo forte (algo raro neste livro) para construir a ideia de "swim your own races" - devemos competir connosco próprios e não tanto contra os outros, já que isso pode limitar a nossa evolução. Outra ideia muito interessante do autor é que só deveremos pedir conselhos a alguém depois de já sabermos, por nós próprios, tudo o que for possível sobre o assunto em causa.

A meio do livro, Jim Rogers não resiste a sair do registo paternalista e começa a falar de investimentos, nomeadamente das suas perspectivas de longo prazo. Destaque para a perspectiva sobre os BRIC - Rogers está muito optimista para o Brasil e China, pessimista para Rússia e céptico quanto à Índia. "Well, the 21st century belongs to China" diz bem da sua opinião.

"A Gift to My children" consagra as principais ideias de investimento de Rogers - China, "commodities" e fuga ao que estiver na moda. É um livro para uma viagem curta e que pode constituir um "checkpoint" simples à forma como cada um tem levado a sua vida, apesar de faltarem exemplos mais fortes, originais e até relevantes.

"Be who you are, be original, be bold".

 

 

 

 

 

Autor: Jim Rogers
Data: Maio de 2008 - John Wiley and Sons Ltd
Frase: "Swim your own races"
Palavras-chave: Questioning; Dedication; Details; Mob Psychology; "Do your homework"
Apreciação: ***

 

 

 

 



Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
www.puramenteonline.com

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio