Notícia
Os temas da semana explicados pelo Negócios
A Grécia voltou a dominar os acontecimentos da semana. Mas há mais a acontecer. Esta semana foi alcançado o acordo com o Irão para as suas iniciativas nucleares. O Negócios escolheu cinco temas para os explicar, em vídeo, e em poucas palavras.
A Grécia continua a dominar os dias noticiosos e, como tal, o Negócios tem acompanhado ao minuto todo o desenvolvimento da situação. Esta semana, Eva Gaspar, redactora principal do Negócios explicou, primeiro, o acordo alcançado em Bruxelas na segunda-feira de manhã. Depois, na quinta-feira, e após a aprovação pelo Parlamento grego das primeiras medidas de austeridade, Eva Gaspar explicou porque é este apenas um primeiro passo.
Esta semana houve outro grande acontecimento mundial a marcar a actualidade. Fernando Sobral, grande repórter do Negócios, comentou o acordo alcançado entre o Irão e as grandes potências mundiais, dizendo que perde e quem ganha com este acordo.
Houve, ainda, no plano interno outro acontecimento a marcar a actualidade: o BES. Primeiro no início da semana Carlos Tavares, presidente da CMVM, foi ao Parlamento dar uma hipótese de resolução para o pagamento do papel comercial. Diogo Cavaleiro, jornalista do Negócios, acompanhou a audição, mas antes explicou em que ponto está o reembolso do papel comercial.
Isto no mesmo dia em que o Negócios revelou a acusação do Banco de Portugal a Ricardo Salgado, que acusa de mentir. A defesa do ex-presidente do BES foi conhecida mais no final da semana. E Maria João Gago, redactora principal do Negócios, resumiu o que diz a acusação e a defesa.
Esta foi ainda a semana que os tribunais entraram de férias. Filomena Lança, redactora principal do Negócios, fez o balanço do ano judicial e revelou as queixas que ainda estão a dominar a actualidade judicial.