Notícia
Juros a dez anos negoceiam abaixo dos 5% em dia de emissão
Os juros da dívida pública portuguesa estão em queda no mercado secundário, isto no dia em que Portugal realizou uma emissão de dívida a dez anos sindicada, tendo acordado pagar uma taxa de juro de 5,1%.
Os juros da dívida pública portuguesa, no mercado secundário, estão em queda ligeira em todos os prazos, com excepção para a maturidade a três anos, que regista uma subida ligeira de 0,4 pontos base para 2,529%. Assim, nos restantes prazos, a tónica é de queda, com os juros da dívida a dois anos a deslizarem 1,5 pontos para 2,457%, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg.
As “yields” a cinco anos registam uma descida mais expressiva, recuando 3,1 pontos base para 3,944% e a dez anos, os juros deslizam igualmente 3,1 pontos base para 4,961%. O risco de Portugal, que é medido através da diferença entre a taxa pedida pelos investidores para transaccionar a dívida a dez anos de Portugal e da Alemanha, país considerado mais seguro mas que oferece um retorno menor, está também em queda, situando-se nos 327,1 pontos base.
Portugal realiza esta terça-feira, 11 de Fevereiro, uma emissão sindicada de obrigações a dez anos. Portugal está a emitir 3 mil milhões de euros – o valor máximo definido pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) - numa emissão a 10 anos que atraiu uma procura próxima de 9 mil milhões de euros. O preço definitivo é de 320 pontos base acima das taxas de referência do euro, ou seja, uma “yield” absoluta a rondar os 5,1%.
O montante fica no topo das previsões dos analistas mas "não é surpreendente tendo em conta as condições favoráveis no mercado para a dívida dos países periféricos", diz o Newedge Strategy.
Quanto às “yields” de Espanha e de Itália, o sentimento é o inverso, uma vez que estão em alta ligeira. Assim, no caso da dívida pública italiana a dois anos, os juros avançam 1,1 pontos base para 0,854%, a cinco anos, a taxa de juro cresce 1,4 pontos base para 2,237%. E a dez anos, os juros registam uma valorização ligeira de 0,3 pontos base para 4,072%.
No caso de Espanha, os juros da dívida pública a dois anos crescem um ponto base para 0,911%, já a cinco anos a taxa de juro avança 3 pontos base para 2,155% e a dez anos, a taxa de juro sobe 2,2 pontos base para 3,601%.