Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Regulador europeu dá "puxão de orelhas" à S&P

A European Securities and Markets Authority (ESMA) censurou a agência S&P por ter, em 2011, difundido erradamente um alerta de corte de "rating" a França. Não há provas de que houve má-fé ou negligência.

Bloomberg
03 de Junho de 2014 às 14:06
  • 5
  • ...

O "incidente", assim lhe chama a ESMA, remonta a 16 de Novembro de 2011. Logo após o fecho das bolsas, quase 500 clientes da S&P receberam um alerta a apontar para um "downgrade" (revisão em baixa) da notação da República Francesa. Esse corte acabou por não se verificar.

 

A ESMA "considera que as provas encontradas não permitem estabelecer que a S&P agiu de forma intencional ou com negligência (...) o que daria lugar a uma coima".

 

Em decisão tomada a 20 de Maio, a ESMA nota que, "com base nos resultados de um investigador independente nomeado pela ESMA, o incidente foi fruto de uma falha de controlo por parte da S&P em cumprir certos procedimentos definidos na regulação" das agências de "rating".

 

A investigação demonstrou que a S&P não mantinha um arquivo centralizado com registos de mensagens de teste que possam ter sido emitidas e que não houve um teste adequado da plataforma antes de a mensagem ter sido difundida.

 

Ainda assim, a ESMA afirma que o "incidente" não se deveu a um "erro tecnológico inadvertido e isolado" mas a uma série de imperfeições de controlo.

 

Apesar de não existir uma multa, esta "notificação pública" é a primeira actuação do regulador contra uma agência de "rating".

 

S&P reconhece erro e promete que não voltará a acontecer

 

Em comentário à decisão da ESMA, fonte oficial da S&P afirmou que "aplaude o facto de a investigação da ESMA ter mostrado que não houve má-fé ou negligência por parte da S&P".

 

"Reconhecemos publicamente, na altura, o erro. E tomámos medidas de melhoramento dos nossos sistemas para evitar novos incidentes como este no futuro", conclui a agência.

Ver comentários
Saber mais S&P rating ESMA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio