Notícia
Orçamento do Estado prevê euro nos 1,27 dólares em 2015
O Governo assume, no cenário macroeconómico inscrito na proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2015, que a taxa de câmbio euro/dólar recue face ao valor médio em que negociou este ano.
A média anual da taxa de câmbio euro/dólar antecipada para o próximo ano é de 1,27 dólares, o que compara com os 1,2782 dólares em que negoceia esta quarta-feira (a esta hora). Desde o início do ano, a taxa de câmbio média ascende a 1,3509 dólares, em linha com a previsão de 1,35 dólares que constava da proposta do OE para 2014.
"Prevê-se a manutenção das taxas de juro de curto prazo num nível baixo, bem como uma diminuição do preço do petróleo e uma ligeira depreciação do euro face ao dólar", refere o Relatório do OE para 2015 entregue esta quinta-feira na Assembleia da República.
No documento conhecido esta quarta-feira, o Governo actualiza a previsão para a taxa de câmbio média em 2014: 1,33 dólares. A confirmar-se esta estimativa, a moeda europeia deverá manter a tendência de queda nos últimos meses do ano.
O diferencial de crescimento entre a economia da Zona Euro e dos Estados Unidos tem estado a motivar diferentes ciclos de política monetária e, com isso, tem estado a penalizar o euro que, em Setembro, registou a maior queda mensal (-3,8%) em mais de um ano e meio.