Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juro da dívida pública a 10 anos regressa aos 6%

Os juros da dívida pública no mercado secundário estão sem tendência definida. As taxas cobradas pelos investidores para trocarem dívida entre si estão em queda ligeira nas maturidades mais curtas e em alta ligeira nos prazos mais longos. A dez anos, os juros voltaram já a tocar nos 6%.

1 de Abril de 2011-  Fitch corta 'rating' de Portugal em três níveis para próximo de 'lixo', de 'A-' para 'BBB-'. Quatro dias depois a Moody’s reduz a notação financeira do país para Baa1 e admite voltar a cortar.
06 de Dezembro de 2013 às 16:27
  • 15
  • ...

Os juros da dívida pública portuguesa, no mercado secundário, estão em queda ligeira nas maturidades mais curtas e em alta ligeira nos prazos mais longos. A dois anos a taxa de juro desce 1,1 ponto base para os 3,303%, a cinco anos sobem 1,8 pontos base para 4,958%. A dez anos sobem 2,5 pontos base para 6,006%.

 

Esta evolução dos juros da dívida pública surge num dia em que o presidente do IGCP, Jorge Moreira Rato, revelou, em entrevista à Bloomberg, que Portugal pretende fazer uma emissão de dívida de longo prazo no início do próximo ano.

 

Esta semana, Portugal realizou uma operação de troca de dívida na qual conseguiu adiar o reembolso de mais de seis mil milhões de euros, que venciam em 2014 e 2015, para 2017 e 2018. Esta operação foi considera bem sucedida pelos vários analistas internacionais, que afirmaram que um cenário de segundo resgate está mais longe.

 

Ontem, após o encontro mensal do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, presidente da instituição, considerou mesmo que as “perspectivas de regresso aos mercados de Portugal melhoraram claramente”.

Ver comentários
Saber mais Jorge Moreira Rato Bloomberg Banco Central Europeu BCE Mário Draghi banco central mercado secundário taxa de juro dívida pública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio