Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida a 10 anos prolongam tendência de queda

Os juros da dívida portuguesa estão a negociar em baixa à excepção das taxas a dois e a três anos. A taxa implícita a 10 anos recua pela terceira sessão consecutiva e prolonga a tendência de descidas que predominou nas últimas semanas.

14 de Outubro de 2013 às 09:58
  • 4
  • ...

A taxa de juro implícita a 10 anos recua 3,3 pontos base para 6,233% e regista a terceira sessão consecutiva em queda, segundo as taxas genéricas da Bloomberg para o mercado secundário. Nas últimas 13 sessões, 11 foram de descida dos juros, nesta emissão.

 

No prazo de cinco anos, os juros descem 1,9 pontos base para 5,429%, enquanto no prazo de dois anos a “yield” avança 2,9 pontos base para 4,539%.

 

O dia também é de descida dos juros no resto da Europa. Os juros de Itália recuam 1,5 pontos base para 4,265%, enquanto a taxa implícita de Espanha desce 0,8 pontos base para 4,282%. As obrigações alemãs com o mesmo prazo também vêem a sua taxa de remuneração declinar 0,3 pontos base para 1,860%.

 

A descida dos juros na Europa verifica-se numa altura em que os investidores observam o desenrolar da crise orçamental nos Estados Unidos da América, que resultou no encerramento parcial dos serviços públicos no país e ameaça levar a nação a incumprir o pagamento da dívida.

 

A contribuir está ainda a nomeação de Janet Yellen para o cargo de presidente da Reserva Federal, que permite antever uma política de continuidade na Fed. A sucessora de Ben Bernanke é, actualmente, vice-presidente da instituição e ajudou a conceber e implementar as políticas em curso.

Ver comentários
Saber mais Europa juros Itália Espanha Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio