Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch eleva “rating” da dívida soberana de Espanha

O "outlook" de Espanha mantém-se estável e o "rating" de BBB para BBB+, nível que recai na categoria de investimento, devido à melhoria das perspectivas económicas e à redução do défice público.

Bloomberg
25 de Abril de 2014 às 18:23
  • ...

A Fitch explica que as “condições financeiras melhoraram, as previsões económicas são mais certas” e os riscos para o sector da banca também diminuíram.

 

E destaca o esforço realizado para diminuir o défice fiscal entre 2012 e 2013, anos de recessão económica. "O histórico orçamental de Espanha nos últimos dois anos tem sido sólido, na nossa opinião. O défice orçamental (excluindo a ajuda aos bancos) caiu em 2,5% do PIB em 2012/2013” sublinha a agência de notação financeira.

 

A mesma fonte estima ainda que a dívida pública suba para 104% em 2016 e que desça gradualmente a partir daí, assumindo juros aos níveis actuais.

 

Espanha fica, assim, três escalões acima do nível em que deixa de aconselhar investimento (lixo), no dia em que a Fitch também melhorou a perspectiva para dívida soberana de Itália. O "outlook" de Itália passou de negativo para estável e o "rating" é mantido em "BBB+". A dívida soberana de longo prazo de Itália foi mantida esta sexta-feira pela Fitch em ‘BBB+’, nível que recai na categoria de investimento. 

Esta sexta-feira foi também dia de a Standard & Poor’s reafirmar o "rating" de França em "AA". A agência de notação financeira manteve a classificação "AA" para a dívida soberana francesa. A perspectiva mantém-se estável para os próximos dois anos.

Ver comentários
Saber mais Fitch rating dívida soberana de Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio