Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE mantém juros no mínimo histórico de 0,25%

Mario Draghi e os restantes membros do Conselho de Governadores do BCE decidiram, esta quinta-feira, não fazer alterações na política monetária.

08 de Maio de 2014 às 12:45
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa de juro de referência na Zona Euro no mínimo histórico de 0,25%, tal como esperava maioria dos economistas consultados pela Bloomberg.

 

Mario Draghi, que falará dentro de minutos, poderá, no entanto, deixar a porta aberta para novas medidas em Junho. Ou seja, a autoridade poderá reiterar a disponibilidade para intervir caso não surjam sinais de que a inflação vai acelerar para perto do objectivo.

 

O Berenberg acredita mesmo que o BCE vai em Junho rever em baixa as projecções de inflação para 2014 de 1% para 0,8%, “o que poderá, nessa altura, servir como pretexto para aliviar a política monetária”. Sobretudo, diz Holger Schmieding, se também a previsão para 2016 seja revisto em baixa face aos 1,5% previstos em Março.

 

A OCDE considera mesmo que o BCE deve "cortar a principal taxa de juro para zero" e mantê-la nesse nível "por um longo período", defendendo a necessidade de medidas não convencionais se a inflação não recuperar ou se houver deflação.

 

No 'Economic Outlook', divulgado nesta terça-feira, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que o BCE deve "cortar a principal taxa de juro para zero" e mantê-la nesse nível "por um longo período", defendendo a necessidade de medidas não convencionais se a inflação não recuperar ou se houver deflação.

 

Em cima da mesa pode estar também um programa de compra de activos no mercado, incluindo títulos de dívida empresarial. Os analistas têm dito que Portugal poderia ser um dos maiores beneficiários dessa medida, que alguns analistas têm chamado a “bazuca”.

Ver comentários
Saber mais BCE juros mínimo histórico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio