Notícia
Banco de Inglaterra mantém taxa de juro em 0,5%
O Banco Central da Inglaterra (BoE) manteve a sua taxa de juro de referência inalterada nos 0,5%, apesar dos muitos "argumentos" proferidos por responsáveis nos últimos tempos a favor de uma subida.
O Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra decidiu manter a taxa de juros do país inalterada em 0,5%, valor que se mantém há cinco anos. Além disso, manteve o programa da compra de activos, no valor de 375 mil milhões de libras. A taxa de juro de referência no Reino Unido situa-se em 0,50% desde 2009.
As minutas da última reunião do Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra (BoE), revelaram que o banco central considera que há cada vez mais "argumentos" a favor de uma subida da taxa de juro de referência do país. Os membros do comité destacaram mesmo a recuperação da economia britânica e aumento do risco de uma bolha no sector imobiliário.
No entanto, os responsáveis pela política monetária do BoE não estão ainda preparados para uma subida nos juros, apesar de os preços das casas terem disparado. Em Maio, os dados divulgados revelaram mesmo que os preços das casas aumentaram, em termos mensais, ao ritmo mais forte desde 2002.
Ainda assim, o governador, Mark Carney, garantiu recentemente que a instituição "não iria colocar em causa a estabilidade e recuperação" da economia britânica. A taxa de juro de 0,50% deverá manter-se como o valor de referência para o Banco de Inglaterra "por mais algum tempo", afirmou.
A taxa de desemprego, em Março (6,8%), voltou a situar-se abaixo do patamar dos 7%, um dos factores que poderia levar a uma descida da taxa de juro de referência do Banco de Inglaterra. No entanto, Mark Carney colocou de parte "correr riscos" que coloquem em causa a "recuperação e estabilidade" da economia britânica.