A carregar o vídeo ...
Em direto Negócios Iniciativas

Millennium Talks Lisboa

Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Procura na emissão da AB Inbev equivale a metade da dívida de Portugal

A operação de financiamento que está a ser levada a cabo pela cervejeira está a ser um sucesso. A meta era de 25 mil milhões de dólares, mas está a haver uma corrida dos investidores aos títulos que pagam um juro de cerca de 3,9%.

A segunda maior fusão no sector das bebidas foi protagonizada pela InBev que comprou a Anheuser-Busch em 2008 por 59,5 mil milhões de dólares (ao câmbio actual cerca de 80 mil milhões de euros).
Jock Fistick/Bloomberg
13 de Janeiro de 2016 às 18:46
  • ...

A Anheuser-Busch InBev acordou a compra da SABMiller, num negócio que vai criar a "OPEP das cervejas". Um mega negócio que está a ser financiado com uma mega emissão de dívida. A meta definida foi de 25 mil milhões de dólares, mas o valor das ordens colocadas pelos investidores já arrasou com os títulos disponíveis. As manifestações de interessam equivalem já a metade da dívida bruta de Portugal. É um recorde.

A emissão estava desenhada para permitir à AB Inbev um financiamento de 25 mil milhões de dólares, mas fontes próximas da operação apontam já para a possibilidade de a oferta vir a ser revista em alta para um total de 40 mil milhões. Isto porque a procura total supera já a fasquia dos 110 mil milhões de dólares (101 mil milhões de euros), um valor que compara com os 224,6 mil milhões de euros da dívida bruta portuguesa.


Esta procura eclipsa o anterior recorde de 102 mil milhões de dólares registado na emissão da Verizon em 2013, altura em que a operadora colocou 49 mil milhões de dólares em obrigações. A emissão da Verizon continuará a ser a maior alguma vez realizada mesmo que a AB Inbev avance com o aumento do valor da sua emissão de dívida fruto da corrida que se está a registar.


A corrida traduz, por um lado, a procura por activos mais seguros num contexto de alta tensão nos mercados accionistas. Mas também a busca por retornos. Os títulos de dívida a 10 anos a emitir pela AB Inbev deverão pagar um prémio de 180 pontos base acima da taxa das obrigações dos EUA, ou seja, um juro em torno dos 3,9%.

Ver comentários
Saber mais OPA fusão cerveja emissão dívida obrigações recorde Verizon AB Inbev SABMiller
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio