Notícia
Portugal lidera queda dos juros da dívida na periferia
Os juros da dívida soberana estão a recuar em toda a Zona Euro. A dívida portuguesa lidera a tendência, numa sessão em que o prémio de risco recua para mínimos de 4 de Abril.
Após a ligeira subida na última sessão, os juros da dívida soberana portuguesa regressaram às quedas esta sexta-feira, 15 de Abril. Apesar de a tendência estar a ser seguida pelos países da periferia, a dívida nacional segue a liderar as quedas. A recuperar está também o prémio de risco face à Alemanha.
A taxa de juro das obrigações portuguesas a dez anos está a recuar 5,5 pontos para 3,192%. Um alívio que também se regista nas restantes maturidades, com a "yield" a dois anos a cair 6,9 pontos base para 0,706%. Já a taxa a cinco anos está a descer 8,7 pontos esta sexta-feira para negociar nos 2,036%.
Esta tendência positiva é semelhante em toda a periferia da Zona Euro, mas é Portugal que a lidera. É que as "yields" a dez anos de Espanha e Itália estão a recuar, respectivamente, 1,0 pontos para 1,495% e 2,1 pontos para 1,334%.
Em queda estão também os juros da dívida alemã. A taxa das obrigações a dez anos recua 2,7 pontos para 0,140%. Um desempenho que está a possibilitar uma redução do prémio de risco de Portugal, com o "spread" em relação à par germânica a recuar para 305,2 pontos. Este é o valor mais baixo desde 4 de Abril.