Notícia
Porto Rico já entrou oficialmente em incumprimento
A agência governamental porto-riquenha Public Finance Corporation não procedeu ao reembolso das obrigações que atingiram a maturidade no dia 1 de Agosto.
A ilha caribenha de Porto Rico não conseguiu reembolsar na totalidade as obrigações da sua agência Public Finance Corporation (PFC) que venciam no dia 1 de Agosto, avançam os media internacionais, citando um comunicado de Melba Acosta, presidente do Banco de Desenvolvimento do Governo [de Porto Rico].
Com efeito, dos 58 milhões de dólares que tinha a pagar no passado sábado, Porto Rico reembolsou apenas 628.000 dólares, refere a CNBC, sublinhando que estes títulos de dívida da PFC têm uma protecção mais fraca do que muitas outras obrigações de Porto Rico.
"Devido à falta de fundos adequados para o ano fiscal, o pagamento à PFC não foi feito integralmente", declarou Melba Acosta num comunicado enviado por email.
A ausência deste pagamento constitui o primeiro incumprimento de Porto Rico. Sublinhe-se que sendo um Estado livre associado, Porto Rico é autónomo, mas depende dos Estados Unidos da América, estando assim inserido numa "Commonwealth".
No passado dia 28 de Junho, o governador de Porto Rico, Alejandro Garcia Padilla, tinha já avançado que a ilha não seria capaz de pagar a sua dívida total, que ascende a 72 mil milhões de dólares.
Porto Rico ainda conseguiu, em finais de Julho, proceder a um reembolso de 169 milhões de dólares, mas Victor Suarez, porta-voz do governador deste território dos EUA, afirmou na semana passada que não iriam reembolsar as obrigações da Public Finance Corporation. "Não temos dinheiro", disse.