Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marc Faber: Grécia não pode pagar actual dívida

O investidor Marc Faber, célebre por ter antecipado o "crash" bolsista que resultou na Segunda-Feira Negra de 1987, diz que um eventual ‘haircut’ da dívida helénica tem de ser de pelo menos 50%.

A carregar o vídeo ...
Marc Faber: Greece Cannot Pay Current Debt
07 de Julho de 2015 às 01:09
  • 5
  • ...

O editor da "newsletter" sobre oportunidades de investimento "Gloom, Boom and Doom" analisa na Bloomberg TV o panorama para Grécia após o referendo de 5 de Julho. E considera que o país não tem capacidade para pagar a sua actual dívida, indo ao encontro de um relatório do FMI divulgado a 2 de Julho que referia que a dívida da Grécia é insustentável.

"Todos no mundo sabem que a Grécia não consegue pagar a sua dívida na actual dimensão que tem. Por isso, na minha opinião, o que irá acontecer é que ou a Grécia sai da União Europeia – e, nesse caso, irá sofrer bastante durante alguns meses ou talvez mais, havendo uma escassez de dinheiro – ou a troika terá de proceder a um ‘haircut’ [perdão da dívida] significativo", comentou.

Faber diz também que não considera que seja suficiente um ‘haircut’ de 30%, conforme sugeriu o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.  "Acho que não bastará. Penso que eles vão precisar de um ‘haircut’ de pelo menos 50%", advertiu.

O investidor considera ainda que "a probabilidade de contágio é muito alta". "Tenho que vos lembrar que quando há um devedor, também há um credor. E, na minha opinião, é na verdade espantoso como é que a União Europeia continuou a injectar dinheiro na Grécia, em parte também para resgatar os seus próprios bancos. E subitamente a dívida deixou de ser gerível", comentou Marc Faber. 

"E diria mesmo: acordem, investidores e pessoas do mundo inteiro. A Grécia depressa chegará ao vosso ‘bairro’ – talvez não este ano, mas no próximo ou num outro, porque o mundo está infectado. E seguir-se-ão os ‘defaults’… ou terão de criar taxas de inflação bastante elevadas", referiu ainda o investidor. 


Quem é Marc Faber?

Marc Faber nasceu na Suíça, viveu em Hong Kong durante 25 anos e actualmente vive na Tailândia. Formado em economia, é um investidor especialmente célebre por ter antecipado o "crash" bolsista que resultou na Segunda-Feira Negra de 1987. Na altura, aconselhou os seus clientes a retirarem o dinheiro de Wall Street e os que seguiram a recomendação salvaram-se de perder muito dinheiro.

 

Mas não só. Previu também o estoiro da bolha japonesa em 1990, a crise financeira na Ásia-Pacífico em 1997/98, entre vários outros descalabros. E é exactamente por prever tantas desgraças que é apelidado, pela imprensa mundial, como "Dr. Doom".

 

A sua "newsletter" sobre oportunidades de investimento chama-se, aliás, "Gloom, Boom and Doom" (GBD). Gosta da ideia de "Dr. Pessimista" que têm dele ou, pelo menos, diverte-se com isso, segundo refere o seu perfil na GBD. 

Ver comentários
Saber mais Faber Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio