Notícia
Juros da dívida francesa acima dos da Grécia pela primeira vez
Os juros da dívida soberana gaulesa a 10 anos superaram os da dívida grega, algo que nunca tinha sucedido antes. A situação orçamental francesa e a possível queda do governo de Michel Barnier estão a agravar as "yields" da dívida de França.
No pico da crise da dívida soberana de 2012 os juros da dívida grega chegaram a ser mais de 30 pontos percentuais superiores aos da dívida francesa. Hoje, pela primeira vez na história, a "yield" da dívida a 10 anos da Grécia esteve abaixo dos juros de França.
O intensificar de uma disputa orçamental em França que poderá levar a um colapso do governo francês liderado pelo primeiro-ministro Michel Barnier continua a pressionar os mercados de capitais do país. E o prémio ("spread") que os investidores exigem para deter obrigações francesas a 10 anos em relação às congéneres alemãs, de referência para a Europa, encontram-se em torno de máximos de 12 anos.
Os juros da dívida gaulesa, tradicionalmente considerada uma das mais seguras da Europa, agravaram-se esta quinta-feira até aos 3,022%, marginalmente acima dos 3,013% registados pela Grécia, que no ano passado ainda era classificada como "lixo" pelas principais agências de rating.
Entretanto os juros de ambos os países aliviaram e a "yield" grega encontra-se levemente acima da de França: 2,987% contra 2,978%.
* Notícia atualizada com nova informação às 13:15