Notícia
IGCP emite até mil milhões na quarta-feira
Da última vez que realizou um leilão de dívida de curto prazo, o IGCP suportou uma taxa de juro negativa. Esta quarta-feira o instituto que gere a dívida do Estado regressa ao mercado.
O IGCP - a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública agendou hoje um novo leilão de dívida de curto prazo para a próxima quarta-feira,17 de Junho, tendo fixado o objectivo de angariar entre 750 e mil milhões de euros.
O duplo leilão, que está agendado para as 10h30 de 17 de Junho, prevê a emissão de bilhetes do Tesouro com maturidades em 18 de Setembro de 2015 (três meses) e 20 de maio de 2016 (11 meses).
No último leilão de dívida de curto prazo Portugal estreou-se no lote de países do euro a quem os investidores pagam para emprestar dinheiro.
A 20 de Maio Portugal colocou 1.500 milhões de euros no mercado, tendo obtido um juro negativo de -0,002% na emissão de bilhetes do Tesouro a seis meses, a taxa mais baixa alguma vez registada numa operação do género.
Desde então os juros da dívida pública dos países do euro têm registado fortes subidas no mercado secundário (onde os investidores trocam dívida entre si), mas com maior incidência nos prazos mais longos. A "yield" das obrigações do Tesouro a 10 anos está esta sexta-feira a disparar 19 pontos base para 3,08%. Nos títulos a 12 meses a taxa desce 1 ponto base para 0,074%.