Notícia
Grécia pretende fazer uma troca de dívida no valor de quase 30 mil milhões de euros
Atenas pretende realizar uma troca de dívida no valor de 29,7 mil milhões de euros. O objectivo é impulsionar a liquidez no país e facilitar a venda de novas obrigações no futuro.
Nos últimos anos, a crise da dívida soberana fez correr muita tinta. A Grécia foi um dos protagonistas, ainda que não o único, desta crise. E por várias semanas a situação da República Helénica fez manchete na imprensa internacional. Atenas volta a ser notícia agora mas por estar a tentar proceder a uma operação de troca de dívida.
De acordo com a Bloomberg, o Governo de Alexis Tsipras está a planear realizar uma troca de dívida sem precedentes, no valor de 29,7 mil milhões de euros. O objectivo desta operação é aumentar a liquidez e facilitar futuras emissões de obrigações helénicas.
Esta operação poderá realizar-se em meados deste mês e as autoridades locais planeiam realizar a troca de cerca de duas dezenas de linhas de obrigações, isto depois da reestruturação de dívida levada a cabo em 2012, junto dos credores privados. A maturidade dos novos títulos de dívida será a mesma dos actuais, ou seja, podem ir de 2023 a 2042.
Os analistas do Pantelakis Securities em Atenas, citados pela agência de informação, adianta que esta operação "visa abordar a iliquidez do mercado de obrigações gregas". Também vai estabelecer "uma curva da yield decente e assim facilitar o regresso do país aos mercados de dívida pública".
Esta operação, a concretizar-se, vai realizar-se numa altura em que a Grécia se prepara para a saída do programa de ajustamento, o terceiro, e que termina em Agosto do próximo ano. É que com este passo, o tesouro helénico procura tentar recuperar o acesso total ao mercado de dívida e assim evitar receber um novo programa de resgate. Atenas procurará no próximo ano levantar pelo menos seis mil milhões de euros de forma a criar uma almofada financeira para honrar os compromissos que tem, segundo fonte governamental citada pela Bloomberg.
Portugal também já realizou operações de troca de dívida. Ainda no final de Agosto, o tesouro português lançou uma operação de troca de obrigações, recomprando Obrigações do Tesouro (OT) com maturidades em 2018, 2019 e 2020 em troca de novos títulos com prazo em 2022.