Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo prevê financiar-se em 1.750 milhões no retalho

O Estado prevê emitir 1.000 milhões de euros em certificados e 750 milhões em OTRV, em 2018.

Bruno Simão/Negócios
14 de Outubro de 2017 às 00:16
  • ...

O Executivo liderado por António Costa espera colocar 1.750 milhões de euros em instrumentos de dívida destinada aos particulares, segundo as previsões na proposta de Orçamento do Estado para 2018. 

De acordo com a informação divulgada no documento, os certificados do tesouro poupança mais (CTPM) deverão registar subscrições líquidas de 750 milhões de euros, um valor idêntico ao que o Governo espera arrecadar com a emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV). Já os certificados de aforro deverão contribuir com mais 250 milhões de euros.

O retalho deverá assim contribuir com 1.750 milhões de euros para o financiamento líquido do Estado em 2018, um valor que está abaixo do montante obtido em financiamento com produtos para o retalho, este ano. Apenas em CA e CTPM o Estado prevê financiar-se, em 2017, em 2.500 milhões de euros, um valor ao qual acrescem os 2.200 milhões de euros já levantados com as duas emissões de OTRV lançadas este ano.

Esta é a primeira vez que o Governo inclui as obrigações para o retalho na tabela de instrumentos de financiamento do Estado, isto depois da presidente do IGCP, Cristina Casalinho, ter adiantado este ano ao Negócios que quer tornar as OTRV uma fonte regular de financiamento.

"Este instrumento tem tido muito boa aceitação por parte dos investidores e pretendemos que passe a ser uma fonte regular de financiamento em complementaridade com os restantes títulos como OT ou CA e CTPM, sendo os primeiros orientados para investidores institucionais e os segundos para o retalho", adiantou Cristina Casalinho.

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado financiamento retalho certificados OTRV
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio