Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundos sustentam escalada dos seguros contra incumprimento da dívida do Credit Suisse

Os "credit default swaps" relativos a divida subordinada do Credit Suisse registaram uma subida acentuada esta semana, com vários fundos de investimento a tentarem acionar o pagamento do seguro contra o "default" da instituição.

O UBS anunciou em março um acordo de aquisição do Credit Suisse por cerca de três mil milhões de euros.
Arnd Wiegmann/Reuters
  • ...
Os seguros contra incumprimento - chamados "credit default swaps" (CDS) - de dívida subordinada do Credit Suisse estão a registar uma subida acentuada esta semana. O movimento de ressurgimento destes ativos associados às obrigações do banco, que tinham perdido a confiança dos investidores, deve-se a um renovado interesse de fundos que tentam ainda ganhar com os derivados.

De acordo com informações recolhidas pela Bloomberg, fundos de investimento, onde se incluem os norte-americanos FourSixThree Capital e Diameter Capital Partners, têm estado a comprar "swaps" de dívida subordinada - que é normalmente paga em último lugar num processo de insolvência - do banco suíço.

Estes "hedge funds" mostram assim que estão à espera que a controversa perda de 16 mil milhões de euros para quem detinha obrigações "Tier 1" da instituição financeira, que está a gerar inclusivamente processos legais, possa ser razão para um pagamento antecipado de outro tipo de obrigações do banco.

Estes títulos têm cláusulas que podem ser acionadas pelos obrigacionistas e espoletar o reembolso. Segundo as fontes ouvidas pela Bloomberg, é esta a expectativa dos fundos que estão a comprar obrigações (e consequentemente também CDS).

Apesar de estarem a desvalorizar esta quinta-feira, os CDS a cinco anos de dívida subordinada do Credit Suisse subiram mais de 80 pontos base esta semana para 360 pontos, a maior subida desde a aquisição da instituição pelo rival UBS.

Ainda esta semana, segundo a agência norte-americana, terão sido enviadas questões ao comité de determinações de derivados de crédito, que engloba 13 responsáveis de bancos e gestoras de ativos que regulam o mercado de "swaps", numa tentativa de acionar o pagamento do seguro.
Ver comentários
Saber mais Credit Suisse CDS serviços financeiros seguros mercado e câmbios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio