Notícia
Commerzbank: S&P deverá subir "rating" de Portugal na sexta-feira
A agência de notação financeira acredita na subida do "rating" de Portugal para "BB+", ficando ainda a um nível abaixo da categoria de "lixo".
A Standard & Poor’s tem agendada para a próxima sexta-feira, 20 de Março, a revisão do "rating" de Portugal e o banco alemão Commerzbank acredita que a agência irá melhorar a notação financeira em um nível.
Desde Janeiro de 2012 que a S&P classifica a dívida de Portugal com um "rating" de "BB", que se situa dois níveis abaixo de "lixo". Em Maio do ano passado elevou a perspectiva de "negativa" para "estável" e agora deverá colocar o "rating" em "BB+", segundo a perspectiva do Commerzbank. "BBB-" é a última classificação dentro do grau de investimento.
Numa nota enviada a clientes que está a ser citada pela Bloomberg, o banco alemão diz que esta semana "deverá haver boas notícias para Portugal", considerando "provável" que o "rating" seja revisto em alta em um nível.
"As reformas implementadas nos anos mais recentes e o sucesso do programa de expansão monetária do BCE devem compensar os riscos que advêm da incerteza política interna devido às eleições legislativas que vão ocorrer no Outono", refere a nota.
O Commerzbank adianta que o maior risco para esta perspectiva positiva para Portugal "é a situação na Grécia", pois o potencial de gerar efeitos negativos nos outros países periféricos "é maior do que os investidores estão a considerar nesta altura".
Opinião diferente tem o Citigroup, que acredita que a S&P vai melhorar a perspectiva de "estável" para "positiva", mas manter o "rating" em "BB".
O Commerzbank, de acordo com a Bloomberg, diz que uma possível melhoria do "rating" de Portugal "poderá ser um bom presságio" para que também a Fitch suba a notação financeira da dívida soberana portuguesa.
A Fitch vai reavaliar o "rating" de Portugal na sexta-feira seguinte, 27 de Março, sendo que atribui uma notação financeira de "BB+". Uma subida de "rating" retiraria a classificação da dívida portuguesa da categoria de "lixo", nível em que se situa desde Novembro de 2011.
A Moody’s classifica a dívida portuguesa com um "rating" Ba1 (um nível abaixo de "lixo") e foi a única das três grandes que desde o pedido de assistência financeira melhorou a notação financeira de Portugal (já por duas vezes). Tinha também sido a primeira a colocar o "rating" de Portugal no "lixo", em Maio de 2011.